Na manhã desta terça-feira (12), 57 alunos da Escola Municipal Quilombola Luiz Pereira dos Santos, do distrito de Maria Quitéria (São José), acompanhados dos diretores e professores, visitaram o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.
O equipamento municipal é mantido pela Prefeitura e administrado pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec). A visita contou com a recepção do prefeito Colbert Martins da Silva Filho, que falou para os professores e estudantes sobre a importância dos livros e do uso do celular de maneira equilibrada.
"Estamos alinhados com a decisão do Congresso Nacional de proibir o uso de celulares nas salas de aula e nas escolas, pois muitas vezes eles são usados para distrações que comprometem o foco no estudo. O mais importante é que os alunos aprendam o conteúdo ensinado pelos professores. O computador, como uma ferramenta, tem o objetivo de ampliar o conhecimento, mas não substitui o aprendizado profundo que vem dos livros. O verdadeiro ensinamento vem da interação com o professor, enquanto a tecnologia serve para complementar e expandir o conhecimento. Por isso, é essencial que as pessoas não se deixem seduzir pela ideia de que a tecnologia por si só traz sabedoria. A máquina deve ser uma ferramenta a ser controlada pelo ser humano, e não o contrário. Precisamos ensinar as pessoas a usarem a tecnologia de forma equilibrada e consciente, garantindo que o conhecimento seja adquirido de forma sólida e profunda", afirma o prefeito Colbert Martins da Silva.
Logo após, os professores e estudantes foram conduzidos ao planetário do Parque do Saber pelo diretor de Difusão Científica, Basílio Fernandez Fernandez, onde assistiram o filme "O Aniversário de Pingo".
Mín. 20° Máx. 36°