A Prefeitura de Feira de Santana, em parceria com a Belgo Arames, entregou na manhã desta quinta-feira (14) 198 óculos de grau a estudantes da Escola Municipal Valdemira Alves de Brito, localizada no bairro Tomba. Essa ação encerra uma série de entregas, totalizando mil óculos doados a alunos da rede pública municipal ao longo de três anos, como parte do programa “Ver e Viver”.
O projeto, apoiado pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realiza triagens visuais em estudantes do 1º ao 5º ano, identificando os que precisam do uso de óculos.
A analista de responsabilidade social da Belgo Arames, Tamylla Rosa, explica que a iniciativa visa facilitar o aprendizado.
“Algumas famílias não têm condições de comprar óculos e nós oferecemos tanto a consulta gratuita quanto os óculos, para que a visão não seja um obstáculo à educação”, afirmou Tamylla.
A secretária de Educação, Anaci Paim, reforçou a importância da parceria, destacando que o programa beneficiou 14 escolas, identificando crianças com problemas de visão que comprometem o desempenho escolar.
“Encontramos alunos com graus muito elevados, que sem esses óculos teriam grandes dificuldades para ler e aprender. A parceria possibilita que todas as crianças sejam atendidas sem custo, tranquilizando as famílias e dando suporte ao desenvolvimento escolar”, disse.
Anaci Paim acrescentou ainda que “no ano passado, identificamos uma criança com grau 13. Era uma baixa visão real. Ele não conseguia ler porque não queria, mas sim porque não enxergava corretamente. Esse é o tipo de situação em que a parceria se torna essencial para que mais alunos sejam atendidos”.
Para as famílias, a ação trouxe alívio e alegria. Thaise de Jesus, mãe de um dos alunos beneficiados, acredita que vai ajudar muito no aprendizado dele.
“Esse óculos vai ajudar o meu filho a enxergar melhor no dia a dia”. Vitória Michele, que teve dois filhos contemplados, agradeceu: “Essa ação ajudou muitas crianças, além das minhas. Gratidão à empresa”.
Ainda na Escola Valdemira Alves de Brito, a empresa também promoveu o projeto “Cantinho da Leitura”, com 1.200 livros entregues e um espaço lúdico para incentivar o hábito de ler.
Foto: Jorge Magalhães