Durante a mesa de abertura do I Congresso Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades, Ruralidades e Territórios do Sul Global, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2024, em Feira de Santana, foi firmado um importante acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A cooperação tem como foco o fortalecimento do planejamento territorial e do desenvolvimento rural sustentável, por meio da capacitação de pessoal, desenvolvimento de projetos e promoção do conhecimento técnico e científico. As ações conjuntas incluem a realização de eventos de formação, desenvolvimento de pesquisas, intercâmbio de técnicos e pesquisadores, bem como a publicação de artigos científicos.
A parceria contempla a criação de um Grupo de Trabalho, formado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial – PLANTERR – e técnicos da SDR, para acompanhar e executar as atividades previstas, além de facilitar a comunicação e a articulação institucional.
No âmbito deste acordo, serão oferecidas vagas institucionais para servidores da SDR, respeitando a legislação da UEFS e as Políticas de Ações Afirmativas nos cursos de pós-graduação e mestrado. Tal medida assegura que as oportunidades de capacitação sejam acessíveis, promovendo a inclusão e o fortalecimento de capacidades técnicas.
“Este acordo simboliza o compromisso da SDR e da UEFS, por meio do PLANTERR, com a inovação e o desenvolvimento territorial sustentável, impulsionando iniciativas que contribuam para a construção de políticas públicas mais eficientes e integradas às necessidades do rural baiano”, reforça o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.
“Nós precisamos hoje investir muito na questão da economia solidária, nos objetivos do desenvolvimento sustentável, no combate à pobreza, e que todos tenham realmente acesso ao conhecimento. Então esse convênio vem fortalecer e materializar projetos que vão trazer benefícios não só para o Estado da Bahia, mas para toda a sociedade brasileira”, reforçou a professora Amali Mussi, reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
O Congresso
O I Congresso Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades, Ruralidades e Territórios do Sul Global é um espaço de divulgação e discussão de pesquisas que abordam as múltiplas dimensões e interseccionalidades de temas como democracia, desigualdades, ruralidades e territórios. O evento acontece de forma híbrida na Universidade Estadual de Feira de Santana.
O evento, que já é fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial (PLANTERR), busca compreender a complexidade dos fenômenos sociais, econômicos e ambientais do Sul Global em contraste com o Norte Global, explorando questões como pobreza, desigualdade de gênero, desafios urbanos e rurais, cultura e política. A iniciativa é promovida pelo Observatório Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades e Ruralidades no Sul Global, vinculado ao Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais (FLACSO BRASIL).
Fotos: Gilson Barbosa