A partir desta quarta-feira (27), bebês prematuros e prematuros extremos que nascerem no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, passarão a receber assistência oftalmológica especializada na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), com o objetivo de realizar uma avaliação preventiva da retina em busca de sinais de doenças oculares. Esta é uma das iniciativas que marcam o Novembro Roxo, campanha de conscientização sobre as causas e consequências do parto prematuro.
De acordo com a médica oftalmológica Géssica Tavares, o risco de retinopatia da prematuridade é uma condição que afeta alguns bebês com idade gestacional inferior a 32 semanas ou peso abaixo de 1.500 gramas.
“A partir de hoje, vamos realizar o rastreamento da retinopatia da prematuridade, com exames específicos para avaliar os vasinhos oculares desses bebês prematuros”, explica a oftalmologista.
“Com o exame de fundo de olho, é possível identificar doenças como tumores intraoculares, alterações na córnea e risco de glaucoma. A retinopatia, quando diagnosticada, pode ser tratada, garantindo uma evolução muito positiva para o bebê", ressaltou.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, reforçou que o Complexo Materno-Infantil do HIPS vem expandindo a oferta de especialidades, e a nova assistência oftalmológica para prematuros na UTI Neonatal, que será realizada a cada 15 dias, representa uma grande conquista para a saúde dos recém-nascidos atendidos no Hospital da Mulher.]
“A cada 15 dias, faremos o acompanhamento oftalmológico desses bebês prematuros internados. Se o tratamento for feito no tempo certo, a criança não terá problemas de visão. O segredo é a prevenção”, enfatizou Gilberte.
Mín. 20° Máx. 28°