A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), tem avançado no distrito de Maria Quitéria com o projeto de reformas nas casas da zona rural. Nesta primeira etapa, 200 residências serão reformadas, com foco em áreas essenciais como a construção de banheiros, atendendo a uma das maiores necessidades da região e melhorando significativamente as condições sanitárias e o conforto das famílias.
Os desafios durante o processo foram consideráveis, especialmente em relação à estrutura das casas, muitas das quais não permitiram intervenções profundas devido ao risco de desabamento. Esse fator exigiu um planejamento detalhado e cuidadoso, a fim de garantir a segurança e a eficiência das obras. Em relação à manutenção pós-reforma, embora ainda não haja um plano formal, a Sedeso estuda a possibilidade de abrir uma nova licitação para garantir a preservação das reformas ao longo do tempo.
Além das reformas estruturais, a Sedeso, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), tem investido em iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Dentre essas ações, destaca-se o projeto de jardinagem e irrigação de hortas, com o objetivo de promover a autossustentação das famílias, que poderão cultivar alimentos para consumo próprio e para comercialização.
O impacto dessas reformas também pode ser observado na economia local. O projeto tem gerado empregos na comunidade, incentivado a compra de materiais de construção na própria região e estimulado o desenvolvimento de pequenos negócios, como as hortas, que contribuem para o aumento da renda das famílias.
O secretário da Sedeso, Denilton Brito, destaca que a pasta tem sido responsável pela seleção das visitas e identificação das famílias em situação de vulnerabilidade social, enquanto a execução das reformas é conduzida pela Sesp. "É um compromisso do prefeito Colbert Martins Filho garantir que as reformas e ações complementares continuem a beneficiar os moradores rurais, proporcionando mais dignidade e oportunidades de desenvolvimento", salientou.