A Confederação Nacional de Associações de Feirantes e Empreendedores Rurais (CONAFER), juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (SEAGRI), realizou na última quarta-feira (5) visitas aos distritos de Humildes e Jaguara para realizar o diagnóstico gestacional dos bovinos inseminados em dezembro, no âmbito do programa Mais Pecuária.
O programa, que visa promover o melhoramento genético dos rebanhos, tem se mostrado bastante eficaz, com resultados positivos para os produtores locais. De um total de 56 vacas inseminadas, 20 apresentaram diagnóstico gestacional positivo, o que representa uma taxa de concepção de aproximadamente 36%, considerada significativa para o período.
O Mais Pecuária tem como principal objetivo aumentar a produtividade e a renda dos pequenos e médios produtores rurais de Feira de Santana, por meio do melhoramento genético do gado. Para isso, a equipe técnica orienta os pecuaristas a garantir que os animais recebam suplementação mineral adequada, alimentos suficientes e cuidados com a vacinação e controle parasitário, assegurando que estejam com o score corporal adequado para alcançar melhores resultados.
O secretário de Agricultura, Silvaney Araújo, explica que o programa traz benefícios não só no aspecto genético do rebanho, mas também na melhoria da competitividade dos produtores no mercado. "A iniciativa busca um crescimento sustentável da pecuária local, possibilitando aos pecuaristas maior rentabilidade e qualidade no leite e carne produzidos", pontua.
Anacleto Cabral de Souza, 54 anos, pecuarista de Humildes, comemorou os resultados: “É um sonho realizado! Enfim, vou poder melhorar o meu rebanho, não só no score, mas também na produção de leite e corte. Muito bom a iniciativa da CONAFER com a prefeitura”, disse.
Otávio Almeida de Brito Júnior, 49 anos, pecuarista de Jaguara, também se mostrou satisfeito com os resultados: “Esse programa Mais Pecuária chegou para nos beneficiar. Estou muito feliz em poder ter a oportunidade de inseminar algumas vacas e melhorar meu rebanho”, destacou.