Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
21°C 34°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Auditório da Rádio Cultura - uma inigualável época de alegria e sonhos em Feira de Santana

Os programas de auditório da Rádio Cultura preenchiam as manhãs de domingo em Feira

Redação
Por: Redação
11/02/2025 às 10h15
Auditório da Rádio Cultura - uma inigualável época de alegria e sonhos em Feira de Santana
Foto: Arquivo ZMP

A televisão mal despontava e o Brasil vivia a “era de ouro do rádio”, que no sudoeste do país consagrava cantores e grupos musicais, levando o público a verdadeiros delírios nos programas de auditório. Em Feira de Santana, não era diferente. A Rádio Cultura (ZYN-24), inaugurada em 1950, enchia o seu grande auditório e premiava o público com muita música e alegria.

Os programas de auditório da Rádio Cultura preenchiam as manhãs de domingo em Feira de Santana, atraindo verdadeiras multidões que lotavam completamente o grande auditório da ZYN-24 (OM), localizada na Rua Professor Geminiano Costa, ao lado do Feira Tênis Clube. Tudo ou quase tudo que as emissoras de televisão fazem hoje, aos domingos, era feito naquela época pelas rádios, com a diferença natural dos recursos financeiros e técnicos que o rádio não dispunha 70 anos atrás.

Na verdade, a televisão veio do rádio com uma única diferença: a imagem que a TV tem. Mas sem a criatividade e o pensamento futurista dos produtores de rádio daquela época, talvez não existisse a televisão em seu formato atual, ou fosse algo bem diferente. Inaugurada em 28 de agosto de 1950, dois anos após a Rádio Sociedade de Feira, graças a um grupo de empresários, tendo à frente Oscar Marques (Oscar Tabaréu), a Rádio Cultura, cognominada ‘A Emissora da Família Feirense’, entrou na disputa de audiência com a vantagem de ter uma sede muito bem estruturada no centro da cidade, contando com um amplo auditório.

A programação de rádio era um tanto diferente do que se faz atualmente. Um programa com músicas sertanejas ou de forró marcava a abertura dos trabalhos. Francisco Almeida (Chico Caipira) começou na emissora com um programa de música caipira, o que foi anexado artisticamente ao seu nome. Às 7 horas, o jornalismo entrava em ação e, a partir daí, musicais, programas com astrólogos, leitura de cartas e programas sociais (registrando aniversários e outras datas importantes). Ao meio-dia, um programa esportivo, geralmente de grande audiência, e à tarde outros musicais, com pausa às 18 horas para a Hora do Ângelus.

À noite, programas de variedades, esportes, humor e música. Havia também os programas sociais, realizados por colunistas sociais que falavam dos eventos da alta sociedade, sendo o famoso M. Portugal (o Ibrahim Sued baiano) o precursor desse tipo de programa no rádio local. Na Rádio Cultura, quarta-feira à noite, "Duas Vozes e Um Violão", com Ivanito Rocha e Raimundo Lopes, ‘o cantor galã’, e a apresentação de Dourival Oliveira, era audiência certa entre o público local, de tal maneira que permaneceu no ar durante 14 anos. Havia ainda a "Grande Seresta", com Aristeu Pinto de Queiroz, e programas musicais com Geraldo Borges (bela voz) e o trio Os Divinais – similar ao famoso Trio Irakitan.

Todavia, toda a movimentação da semana caminhava para o clímax no domingo. Com o auditório repleto, a professora Alcina Dantas (Alcina Gomes Dantas), natural de Itaberaba, realizava, a partir das 8 horas, o programa *Brasil de Amanhã*, voltado para crianças, e que foi o grande responsável pela revelação de talentos como os cantores Davi Silva, Antônio Moreira (autor do Hino do Fluminense), Leny Madalena, o locutor Itajay Pedra Branca e o jornalista Oydema Ferreira. Pianista, violonista e cantora, a professora Alcina Dantas (1895/1974) teve uma significativa participação na vida da cidade, como profissional do magistério e apresentadora de rádio.

O *Domingo Matinal* foi outro programa de auditório, típico dos domingos, com Itajay Pedra Branca (ainda garoto) e Dourival Oliveira. Na sequência matinal, com o auditório tomado pelo público adulto, havia concorridos programas que incluíam calouros (candidatos a cantor), cantores do cast (profissionais), sorteios de brindes, brincadeiras e novidades, tudo semelhante ao que se vê atualmente nas emissoras de televisão. "Turbilhão de Atrações", apresentado durante bom tempo por Hiberlúcio Souza ‘Cacau’, nas manhãs de domingo, foi um dos mais importantes da Cultura. Excelente comunicador e humorista, Hiberlúcio implantou nesta cidade a Sanclea, primeira gravadora da iniciativa privada do interior baiano.

Joel Magno, os irmãos Dourival Oliveira, Raimundo e Aristides também apresentaram programas de auditório na Cultura. Em determinadas datas, o auditório era tomado por outro público: o aficionado pelo teatro. Os grupos teatrais da cidade esmeravam-se na produção de peças para os públicos adulto e infantil, garantindo entretenimento educativo e saudável para as diferentes faixas etárias. Entre os anos de 1960/1962, o Festival do Rock, promovido por Ivanito Rocha, movimentou a juventude.

Os programas musicais da ‘emissora da família feirense’ tinham uma força muito grande, reunindo cantores de qualidade como Silton Brandão, Léo Ramos, Raimundo Oliveira, Ivanito Rocha, Geraldo Borges, Antonieta Correia, Miriam Arruda, Maria Luiza, Edinalva Santana, Zeny Sales, Margara Sônia, ao tempo que propiciava o surgimento de talentos como Dilma Ferreira, Antônio Moreira, Israel Exalto e Davi Silva.

Além disso, artistas consagrados, com enorme prestígio no país, como Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Gregório Barrios, Francisco Alves, Carmélia Alves, Dora Lopes, Ester de Abreu (fadista portuguesa), Adelaide Chiozzo, levavam multidões ao auditório da ZYN-24. Mesmo com a presença da televisão, na década de 1960, o auditório da "emissora da família feirense" foi o centro das atenções do público, notadamente com a montagem de peças teatrais e shows com artistas de expressão nacional já mostrados na TV.

Por Zadir Marques

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários