Sexta, 21 de Fevereiro de 2025
22°C 32°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Centro de Atenção Psicossocial resgata autoestima de pacientes com transtornos mentais

4.580 pessoas são acompanhadas pela equipe de multiprofissionais no Caps II

Redação
Por: Redação
18/02/2025 às 17h49
Centro de Atenção Psicossocial resgata autoestima de pacientes com transtornos mentais
Foto: Valto Novaes

Um baile pré-carnavalesco repleto de alegria, música e cores. O Centro de Atenção Psicossocial Oscar Marques (Caps II) - referência no atendimento especializado a pacientes com transtornos mentais - realizou uma animada ação de promoção à saúde mental na manhã desta terça-feira (18). 

O evento de iniciativa do grupo terapêutico “Autoestima Lá em Cima” teve como tema “Viva a Vida, Viva a Folia e Libere seu Brilho”. E nesse clima de descontração, os pacientes atendidos pelo serviço e também aqueles que moram nas três residências terapêuticas vinculadas ao equipamento de saúde vivenciaram um momento de descontração e interação social.

Durante o evento, os participantes resgataram a autoestima dançando e interagindo com a equipe de profissionais. Ainda expressaram alegria com sorrisos e olhares. Também foi servido um delicioso lanche. 

O coordenador em Saúde Mental, Joadson Andrade destacou que o CAPS II Oscar Marques se dedica a promover um ambiente de acolhimento e atenção às necessidades dos pacientes.

"As atividades têm como foco o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida, além de incentivar a construção da autonomia e o autocuidado", afirmou. 

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

No CAPS II são acompanhados 4.580 pacientes com transtornos mentais severos e persistentes que participam de forma ativa das atividades. No equipamento, que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são ofertados atendimentos médico e psicoterápico prestados por uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social e psicopedagogo. 

Ainda, oferta de forma gratuita oficinas terapêuticas, de música, grupos de relaxamento, bem como aulas de artesanatos e pinturas. O CAPS II é porta aberta. Para ter acesso basta apresentar documento pessoal (RG e CPF), comprovante de residência e cartão do SUS. 

“Trabalhamos com cuidados direcionados para pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Então, todos da comunidade têm acesso livre ao equipamento onde serão acolhidos por nossa equipe de profissionais. Aqui todos são tratados com dignidade”, afirma o coordenador do CAPS II, Jefferson Xavier. 

O equipamento municipal está localizado na rua Comandante Almiro, nº 1170, Serraria Brasil. Funciona das 7h às 18h de segunda a sexta-feira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários