Sexta, 04 de Abril de 2025
21°C 34°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana realiza primeira reunião anual de 2025

Encontro marca o começo de mais um ciclo de ações em prol da preservação da história e da memória feirense.

Redação
Por: Redação
24/02/2025 às 14h03
Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana realiza primeira reunião anual de 2025
Foto: Barbara Barreto

 

Sócios do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana (IHGFS) se reuniram, na última quinta-feira (20), para dar início às atividades de 2025. O encontro aconteceu no tradicional Casarão Olhos D'Água, um dos mais importantes espaços culturais e históricos da cidade, e marca o começo de mais um ciclo de ações em prol da preservação da história e da memória feirense.

“Somos é a única instituição de Feira de Santana que se preocupa com o estudo, a pesquisa e a divulgação da história de Feira de Santana e da região. A história da nossa cidade precisa ser contada de uma forma única, baseada em fatos, em documentos, não pode variar conforme quem está contando. Essa questão de saber explorar mais os recursos é o que buscamos, sobretudo com a Cultura e Educação. À medida que o tempo passa, se a gente não preserva, a história vai sendo apagada”, afirma o vice-presidente do Instituto, Ângelo Pinto.

Ao longo dos anos, o IHGFS tem desempenhado um papel fundamental na preservação do patrimônio histórico e na promoção do conhecimento sobre as origens e as tradições da cidade. Além das reuniões mensais, o instituto lança anualmente uma revista, que reúne artigos e pesquisas sobre diversos temas relacionados à história e à cultura local, palestras e o tradicional desfile “Dois de Julho”, que acontece no distrito de Maria Quitéria e homenageia a heroína feirense, símbolo de coragem e resistência durante a independência do Brasil.

“O Instituto foi fundado em agosto de 2003, há quase 22 anos, estamos com 22 sócios, temos reuniões mensais, a próxima já está marcada para 20 de março, sempre marcamos com antecedência porque agendamos com palestrantes. Também neste dia, vamos lançar a 20ª edição da nossa revista, que é anual, com textos históricos e geográficos, distribuída gratuitamente. Essa festividade de Maria Quitéria foi criada, há 10 anos, pelo Instituto e é organizada por nós, com o apoio da Prefeitura”, pontua a presidente do IHGFS, Lia Célia Pires Leal.

 

A reunião não só marca o início das atividades do ano, mas também reforça o compromisso do Instituto com a continuidade de seu trabalho de preservação histórica e valorização da cultura de Feira de Santana. A presidente do Instituto ressalta ainda que todos os interessados na história de Feira de Santana e em sua rica herança cultural estão convidados a acompanhar e apoiar as ações, contribuindo para a construção de um futuro que respeite e celebre o passado da cidade.

Foto: Barbara Barreto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários