Segunda, 31 de Março de 2025
23°C 34°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Enfermeiros recebem formação em doenças exantemáticas pela Secretaria de Saúde

O encontro foi ministrado pela infectologista Normeide Pedreira

Redação
Por: Redação
21/03/2025 às 10h02
Enfermeiros recebem formação em doenças exantemáticas pela Secretaria de Saúde
Foto : Jorge Magalhães

"A capacitação é transformadora no ato do cuidado. E assim seguiremos com o olhar diferenciado à saúde, investindo na qualificação das nossas equipes". A afirmação é da chefe da Divisão Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Verena Leal, ao abrir a formação para enfermeiros sobre Doenças Exantemáticas, na manhã desta sexta-feira (21).

O encontro foi ministrado pela infectologista Normeide Pedreira que abordou sobre o manejo clínico do sarampo e rubéola. Participaram enfermeiros da assistência à saúde das redes pública e privada do município. 

"O Ministério da Saúde emitiu um alerta epidemiológico no final do ano passado sobre as doenças exantemáticas. Embora controladas é importante manter os cuidados e o olhar preventivo para a manutenção do controle dessas doenças em nossa cidade", acrescentou Verena Leal ao destacar que há possibilidade, conforme o alerta epidemiológico, de vir a ter no país novos cenários mais preocupantes relacionados a essas doenças. “O monitoramento epidemiológico deve ser contínuo”, considera.

A infectologista destacou que entre as doenças exantemáticas, a rubéola e o sarampo são importantes para vigilância de doenças graves, uma vez que podem complicar e levar a hospitalização e até mesmo a óbito. 

“Temos no Brasil o controle do sarampo, da rubéola e da rubéola congênita. Isso não significa que essas doenças não podem voltar a qualquer momento. Está controlado, mas a gente precisa de medidas efetivas para manter esse cenário e uma delas é a vigilância epidemiológica bem atuante, atualizada e capacitada para o reconhecimento precoce dessas doenças”, afirma a infectologista. Outra medida apontada por Normeide Pedreira é a prevenção através da vacinação, que é disponibilizada gratuitamente nas unidades de saúde. 

Os sintomas característicos do sarampo são manchas avermelhadas na pele, febre alta e sintomas respiratórios. O paciente com rubéola apresenta febre baixa ou sem febre, machas avermelhadas na pele, pode apresentar dores nas articulações e linfonódulos (ínguas atras das orelhas).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários