Um momento de acolhimento, reconhecimento dos trabalhos em prol da saúde pública e de fortalecimento do SUS. Esse foi o sentido do encontro dos agentes de combate às endemias com o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e a chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Verena Leal, na manhã desta quinta-feira (27), no salão de eventos do restaurante Kilogrill.
"Esse um momento de acolhimento, de diálogo e de aproximar a gestão desses profissionais que têm uma atuação importante na saúde pública do nosso município. Reforçamos o nosso olhar diferenciado também a esses trabalhadores da saúde que são essenciais no combate às arboviroses e às endemias", destacou a chefe da Divisão de Controle Epidemiológico observando o novo olhar e a sensibilidade da gestão municipal em dialogar com essa categoria de profissionais.
A rede municipal de Saúde conta atualmente com 393 agentes de combate às endemias, sendo 288 deles atuando no trabalho focal [são aqueles que combatem as arboviroses - dengue, zika vírus e Chikungunya].
São no total onze frentes de trabalho. Eles estão divididos em dez áreas - cada uma delas correspondem a regiões da cidade. Além de atuar no controle das arboviroses, também fazem parte dos trabalhos de outras endemias, a exemplo da Doença de Chagas, Esquistossomose e Leshimoniose.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, reconheceu esses profissionais como "uma grande conquista do SUS, assim como os agentes comunitários". Ainda, enfatizou que o Município está à disposição para ouvir e acolher a categoria, observando que a gestão se faz com participação.
"Mesmo diante de desafios, vocês conseguem desenvolver a atividade de forma eficiente. Quando vocês entram nas casas, estão ajudando a salvar vidas. Essa é a percepção e reconhecimento que temos de vocês em prol da saúde do nosso município. Sem vocês não teríamos um SUS tão qualificado no nosso município", ressaltou o titular da pasta, acrescentando que os agentes de combate às endemias estão entre as prioridades da administração municipal.
RECONHECIMENTO
"São profissionais responsáveis em estar no campo, no operacional, para combater a dengue, por exemplo, uma arbovirose muito relevante no país, uma doença endêmica, e essa turma aí é uma turma que trabalha fortemente nisso. Lembrando que, sem o agente de combate às endemias, a gente teria um cenário epidemiológico muito ruim no Brasil inteiro", disse Rodrigo Matos.
Ao falar aos agentes de endemias, o prefeito José Ronaldo reforçou o respeito da administração a todas as entidades e que o seu Gabinete está de portas abertas para acolhê-los.
"É um prazer ter esse encontro com vocês e dizer que desde o primeiro dia que estou na Prefeitura [e em outros períodos também como chefe do Executivo Municipal] nunca recebi alguns que estão aqui, entre outros dirigentes, para não ouvi-los".