Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública podem participar do programa preparatório para o ensino médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA), o PartiuIF. As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira (7) - link de inscrição disponibilizado ao final da matéria.
O principal objetivo do programa é contribuir para a recomposição das aprendizagens do ensino fundamental e estimular o ingresso de grupos historicamente mais vulneráveis nos cursos técnicos integrados ao ensino médio das instituições da rede federal.
Para participar, os estudantes devem atender a alguns critérios, como ser de baixa renda, autodeclarar-se preto, pardo, quilombola, indígena ou pessoa com deficiência, além de ter cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública (do 1º ao 8º ano).
Os estudantes serão selecionados por meio de um sorteio eletrônico e receberão uma bolsa de R$ 200 pelo período de oito meses. Inicialmente, serão formadas 25 turmas de 40 estudantes, distribuídas entre os campi do IFBA e a reitoria, totalizando 1.000 vagas em todo o território baiano.
As aulas ocorrerão às quartas e sextas-feiras, no turno vespertino, no IFBA (Campus Feira de Santana).
SOBRE O PROGRAMA
O Instituto Federal da Bahia (IFBA) iniciou a implantação do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o PartiuIF.
Com base em dados do Ministério da Educação sobre os déficits de aprendizagem, o Projeto Pedagógico do PartiuIF contemplará componentes curriculares organizados em dois eixos:
Para se inscrever, acesse o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdn6-eBBPxagV9fhF-y6Vdg3vK11Is8qw1y4wqcPMvelaJEOw/viewform?pli=1
Foto: Divulgação