A Secretaria de Políticas para as Mulheres de Feira de Santana oferece amplo serviços focados na proteção de direitos, empoderamento, emancipação, conscientização e ações voltadas para o equilíbrio na relação em todo os segmentos entre mulheres e homens.
O trabalho é prestado pelos seus departamentos, divisões e núcleos, que tem à frente profissionais preparados para ouvir as demandas apresentadas e, com a rapidez que o problema exige, resolvê-las com eficiência, de modo satisfatório para a sua clientela.
Promove ações específicas para descontruir conceitos antigos, como a violência contra as mulheres, praticadas por companheiros, namorados, maridos ou parentes, conscientizando-as na busca incessante dos seus direitos e informando-as dos seus deveres.
O Centro de Referência Maria Quitéria é outro serviço de destaque prestado pela Secretaria, que acolhe, de maneira sigilosa, as mulheres em situação de violência e que conta com equipe multidisciplinar – psicóloga, advogado, assistente social, entre outros. Neste ano foram prestados 135 atendimentos neste setor.
Os serviços são prestados pelos departamentos de Promoção de Igualdade de Gênero, Jurídico, da Igualdade Racial e da Juventude, divisões da Promoção dos Direitos das Minorias, de Promoção da Igualdada Racial, da Juventude e dos Direitos da Mulher.
Também fazem parte deste processo de Centro de Atendimento à Mulher Maria Quitéria e o Núcleo de Promoção dos Direitos Humanos – que atua no atendimento das demandas das pessoas idosas, deficientes, vítimas de discriminação racial e o público LGBTQIANP+.
É uma secretaria relativamente nova – foi criada em há pouco mais de quatro anos, mas que tem papel de grande relevância no contexto social e na implantação de políticas de proteção e defesa das mulheres, com a sua ampla rede de atendimentos para o enfrentamento do problema de maus tratos e de violência contra o sexo feminino.