Em comemoração ao Dia do Desenhista, celebrado nesta terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Feira de Santana lançou um concurso de desenho exclusivo para estudantes do 4º ao 9º ano da rede municipal. A proposta é criar o mascote oficial da Seduc, batizado de EDU – um menino de 11 anos, curioso, criativo e cheio de energia, que representa o espírito dos alunos do município.
Os participantes deverão apresentar desenhos originais feitos à mão, em folha A4, obedecendo às diretrizes estabelecidas no regulamento (anexo). O mascote deve simbolizar a transformação e o dinamismo na educação, além de promover o aprendizado de forma lúdica e interativa. EDU poderá ser utilizado em materiais didáticos digitais e impressos, como livros, jogos e vídeos educacionais. É importante destacar que o desenho vencedor poderá passar por adaptações para se adequar à identidade visual da Secretaria.
Cada aluno poderá inscrever apenas um desenho, que deve conter o nome completo do participante, idade, série, nome da escola e o contato da unidade de ensino. A direção da escola será responsável por coletar os desenhos e enviá-los à Assessoria de Comunicação da Seduc até o dia 22 de abril.
Nos dias 23 e 24 de abril, uma comissão julgadora – composta por representantes da Secretaria de Educação, profissionais da área artística e uma agência de publicidade – selecionará os dez finalistas. O resultado será divulgado no dia 25 de abril, através das redes sociais da Seduc e do site oficial da Prefeitura de Feira de Santana.
A escolha do desenho vencedor acontecerá durante o evento Criando o Futuro, marcado para o dia 28 de abril, às 8h30, na sede da Seduc. Os três primeiros colocados serão premiados:
“Queremos estimular o talento artístico dos nossos alunos e, ao mesmo tempo, criar um símbolo que represente essa nova fase da educação municipal, mais inovadora, interativa e próxima dos nossos estudantes. EDU será um personagem com o qual eles poderão se identificar e aprender de forma mais divertida”, destacou o secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto.