O hospital municipal de Feira de Santana será construído na avenida Maria Quitéria, onde funcionou a Associação de Proteção à Infância, Adolescência e Família (API), no bairro São João. A apresentação do local foi feita pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e secretário de Saúde, Rodrigo Matos, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (15), no Paço Municipal Maria Quitéria.
Durante o ato foi assinado contrato com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com duração de seis meses, que ficará responsável pela modelagem da Parceria Pública Privada. Ainda, em pesquisar e elaborar projeto que indique as reais necessidades da população.
“O hospital é a parte mais complexa de uma gestão pública. É o setor que mais exige investimento e equipamentos, e equipes de profissionais. Requer tempo para implanta-lo. Talvez seja esse o momento mais complexo da minha gestão, momento mais profundo da minha vida como homem público. O que propomos para Feira de Santana não é um simples hospital, mas um equipamento pujante. Estou realizando um sonho e não posso fazer com amadorismo”, afirmou José Ronaldo.
Após concluído, o projeto deverá ser apresentado à gestão municipal. A partir daí será publicada a licitação pública para contratar empresa que ficará responsável pela construção e gestão da nova unidade hospitalar por meio de PPP.
Com área total de quase 8 mil metros quadrados, a expectativa é de que o novo hospital tenha mais de 100 leitos para atender as reais demandas da população.
“A unidade será 100% pública na prestação do serviço à população”, afirmou o chefe do Executivo Municipal acrescentando que esse hospital terá participação do Estado e União. “Estou abrindo esse diálogo com todas as esferas de governo”, disse.
Compromisso assumido
O gestor da pasta, Rodrigo Matos, destacou que esse hospital é mais um compromisso assumido pela administração municipal.
“Estamos vivendo um momento histórico. Teremos um hospital robusto, moderno e, por isso precisamos fazê-lo com responsabilidade e dialogando com a sociedade”, afirmou.
O hospital será construído em área privilegiada da cidade. É um local de fácil acesso, mais adequado para uma unidade que terá leitos de terapia intensiva, leitos para cirurgias eletivas, leitos de retaguarda clínica e ambulatório.
“É uma grande satisfação fazer o anúncio dessa unidade, que é um sonho de toda a comunidade de Feira de Santana e que hoje começamos a realizar. Essa nova unidade vai desafogar a sobrecarga do nosso sistema de saúde”, considerou o titular da pasta que também é médico por formação.
Referência materno-infantil
O gestor da Saúde também destacou que Feira de Santana já dispõe de uma unidade municipal de grande porte, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), que é referência no Estado em atendimento materno-infantil.
“O Hospital da Mulher, mantido em mais de 90% pelo Tesouro Municipal, é a unidade que mais faz partos na Bahia e onde nascem não só feirenses, mas pessoas de outras cidades pactuadas. Isso é motivo de orgulho para todos nós. Com o anúncio de mais essa unidade, a gestão municipal demonstra que a saúde é sempre uma prioridade”, pontuou Rodrigo Matos.
Ainda, durante a coletiva, foi anunciado que a Secretaria de Saúde voltará à sua antiga sede na avenida João Durval Carneiro.
Foto: ACM