Sábado, 19 de Abril de 2025
23°C 34°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Histórias que inspiram: Vidas transformadas no Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira

O espaço tem sido um ponto de acolhimento, estímulo e convivência para centenas de idosos de Feira de Santana

Redação
Por: Redação
16/04/2025 às 07h35
Histórias que inspiram: Vidas transformadas no Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira
Foto: Jorge Magalhães

A terceira idade, comumente associada a limitações físicas e emocionais, também pode ser um tempo de descobertas, reencontros e superação. Em Feira de Santana, o Centro de Convivência para a Terceira Idade Zazinha Cerqueira é prova viva disso. O espaço tem sido um ponto de acolhimento, estímulo e convivência para centenas de idosos que compartilham trajetórias inspiradoras.

Entre essas histórias está a da aposentada Nadjara Santos, de 60 anos. Diagnosticada com depressão, princípio de Alzheimer e fibromialgia, Nadjara enfrentava um período de reclusão agravado pela perda do irmão, vítima de um trágico acidente. Mas, ao começar a frequentar o Zazinha, um novo capítulo começou.

Segundo sua cunhada e cuidadora, Rosa, a transformação foi visível. "Além de se socializar mais, a fala dela está voltando aos poucos. O mais importante é que ela voltou a ter vontade de viver. Nad sempre foi muito ativa, mas após o acidente ela se fechou completamente. Hoje posso afirmar com certeza: ela evoluiu muito e só tende a melhorar", relata, emocionada.

Amizade, acolhimento e alegria

Aos 90 anos, Benedita Zilda da Costa é exemplo de vitalidade. Viúva, perdeu também dois filhos, mas encontrou no centro um novo sentido para os dias:

“Eu amo vir ao Zazinha! Faço várias atividades, criei amizades e trocamos experiências. Aqui não me sinto sozinha, é um ambiente acolhedor”, conta.

Outro frequentador é José Barbosa dos Santos Filho, 70 anos, que encontrou no Zazinha uma forma de vencer a solidão após uma separação conjugal:

“Aqui me distraio e me sinto melhor. Faço amizades, converso, conheço histórias de vida. Superei traumas e tristezas graças a esse convívio”.

Recomeços e reconhecimento

Para Everaldo Santos Pinto, 72 anos, o convite de um amigo foi o pontapé para uma transformação. “Eu estava resistente, mas fui num dia de seresta e amei. Hoje, cada vez que venho, tenho mais vontade de continuar. É o único lugar onde esqueço os problemas”, revela.

A história de Tânia Franco, 73 anos, é marcada por superação financeira. Ao saber de uma vaga para idosos em uma empresa por meio do Zazinha, trabalhou por três meses e conseguiu quitar suas dívidas. “Sou muito grata ao Zazinha. Participo de todas as atividades. Aqui me sinto útil e feliz”.

Rede de apoio e cuidado

A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, destacou a importância do trabalho desenvolvido no centro. “É emocionante ver os avanços das pessoas que frequentam diariamente o nosso centro. Aqui, além do acolhimento, oferecemos atividades como dança, pintura, memória, salão de beleza, academia, hidroginástica, informática, salão de jogos, atendimento com geriatra e psicólogos”, pontua.

A coordenadora do Zazinha, Tilda Brasileiro, destacou a abrangência do atendimento. “Hoje temos 1.436 idosos cadastrados, incluindo moradores de distritos e comunidades. Trabalhamos autoestima, convívio social e estamos sempre buscando melhorias”.

O Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira fica localizado na Rua Itacarambi, bairro Muchila. Informações pelo telefone: (75) 3223-5286.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários