Terça, 22 de Abril de 2025
21°C 30°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Feira de Santana dá início ao Dia Mundial da Criatividade 2025 com mais de 50 atividades gratuitas

Ao longo dos três dias de evento, mais de 70 palestrantes estão confirmados

Redação
Por: Redação
22/04/2025 às 08h17
Feira de Santana dá início ao Dia Mundial da Criatividade 2025 com mais de 50 atividades gratuitas
Foto: Bárbara Barreto

Feira de Santana amanheceu mais criativa nesta segunda-feira (21) com a abertura oficial do Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day), o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Pela primeira vez, a cidade entra no mapa global do evento, que acontece simultaneamente em 64 cidades ao redor do planeta.

Com o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, a programação, que segue até o dia 23 de abril, destaca a potência transformadora da troca entre diferentes gerações na busca por soluções inovadoras e mudanças sociais significativas.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e promete agitar a cidade com mais de 50 atividades gratuitas distribuídas em diversos espaços culturais, educacionais e artísticos da cidade.

“Feira de Santana possui uma rica herança cultural. Celebrar a criatividade ajuda a promover as tradições locais, as artes e as expressões culturais, fortalecendo a identidade da cidade, além de incentivar empreendedores e artistas a desenvolverem novos projetos e ideias que podem impulsionar a economia local", ressalta ao secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo.

Neste primeiro dia, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi o palco das ações criativas. O local está passando por intervenções culturais na área externa com artes assinadas por mais de 25 artistas. Entre eles está o artista muralista Marcos Bastos, originário da região de Irecê, que trabalha com arte e muralismo há 9 anos.

"A base das minhas artes são o pincel, onde desenvolvo vários tipos e estilos de arte, desde as telas até os muros. Aqui, vou pintar uma parede inteira, e ter a oportunidade de dividir e compartilhar conhecimento, experiências, esse tipo de interação é muito importante para o artista", diz.

Ao longo dos três dias de evento, mais de 70 palestrantes estão confirmados, com uma agenda que contempla workshops, painéis, performances artísticas, exposições interativas e encontros inspiradores. O festival busca promover conexões significativas, estimular o aprendizado coletivo e fortalecer o papel da cultura no desenvolvimento sustentável e criativo de Feira de Santana.

"Esse é um marco para a cidade, a gente trazer um evento com respaldo mundial para mostrar as potencialidades criativas que Feira tem. Temos uma programação cheia de atividades que acontece em diversos equipamentos locais", relata a líder do movimento em Feira, Carla Captural.  

A programação acontece em diversos pontos da cidade, como o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), o Instituto Federal da Bahia (IFBA), o Centro Universitário de Excelência (Unex) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento: www.wcd2025.com.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários