Sexta, 16 de Maio de 2025
20°C 28°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Morre líder espirita Divaldo Franco aos 98 anos

Nascido em Feira de Santana, líder religioso se destacou por forte trabalho humanitário

Redação
Por: Redação
13/05/2025 às 21h07
Morre líder espirita Divaldo Franco aos 98 anos
Foto: Valdenir Lima

Morreu em Salvador, na noite desta terça-feira (13/05), o líder religioso Dilvado Franco, aos 98 anos. Ele enfrentava desde 2023 vários problemas de saúde, incluindo um diagnóstico de câncer de bexiga, em novembro do ano passado. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, segundo a assessoria da Mansão do Caminho.

velório será realizado no Ginásio da Mansão do Caminho, das 9h às 20h, desta quarta-feira (13). O enterro está marcado para quinta (14/05), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz, no bairro Nova Brasília.

 

O câncer foi diagnosticado depois que Divaldo sentiu um desconforto urinário. Ele continuou o tratamento em casa, com períodos de internação. Em abril, a Mansão do Caminho informou que Divaldo tinha concluído o tratamento e estava em remissão, mas estava com dificuldade para reter nutrientes e precisava de uma sonda para se alimentar. Apesar dos problemas de saúde, o médium seguiu lúcido até o fim.

 

Semana Espirira em Feira de Santana - Foto Valdenir Lima

Divaldo era responsável por um Centro Espírita e pela Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima, em Salvador. O espaço tem mais de 80 mil metros quadrados, uma área, portanto, equivalente a mais de dez campos de futebol. Hoje, existem ali mais de 50 edificações, onde funcionam creches, escolas, cursos técnicos e de informática, panificadora, centro médico. O trabalho social feito pelo centro ajudou a mudar muitas vidas. 

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, manifestou profundo pesar pela morte do líder religioso e humanitário Divaldo Pereira Franco, ocorrida na noite desta terça-feira (13), em Salvador. Aos 98 anos, Divaldo faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos, após enfrentar complicações de saúde desde 2023, incluindo um diagnóstico de câncer de bexiga.

“Feira de Santana perde um dos seus filhos mais ilustres, um homem cuja vida foi inteiramente dedicada ao amor ao próximo, à educação, à paz e à solidariedade. Divaldo deixa um legado que transcende religiões e fronteiras. É uma perda irreparável para o Brasil e para o mundo”, declarou o prefeito José Ronaldo.

Nascido em Feira de Santana em 5 de maio de 1927, Divaldo Franco iniciou sua trajetória na educação, formando-se professor pela Escola Normal Rural da cidade. Tornou-se uma das mais reconhecidas lideranças do espiritismo no país, com renome internacional também como conferencista, escritor e fundador de importantes obras sociais.

Foto: Valdenir Lima

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários