Sexta, 16 de Maio de 2025
20°C 28°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Secretaria de Educação dá passo inovador com capacitação para uso de tecnologia 3D nas escolas municipais

Inicialmente a implementação do projeto será em nove escolas da rede, com previsão de expansão para todas as unidades municipais

Redação
Por: Redação
14/05/2025 às 18h16
Secretaria de Educação dá passo inovador com capacitação para uso de tecnologia 3D nas escolas municipais
Foto: Silvio Tito e Nara Cortez

Nesta quarta-feira (14), professores dos anos iniciais e finais da rede municipal de ensino de Feira de Santana participaram da primeira capacitação do Projeto Nacional de Ensino em 3ª Dimensão, uma iniciativa pioneira que promete transformar o ambiente escolar por meio da tecnologia. O treinamento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e marca o início da implementação do projeto em nove escolas da rede, com previsão de expansão para todas as unidades municipais.

O projeto, considerado um dos mais inovadores no setor educacional, utiliza um móvel itinerante – um equipamento portátil semelhante a um carrinho – composto por notebook de última geração, projetor 3D, sistema de som Dolby automotivo e óculos 3D, permitindo que as aulas aconteçam em qualquer sala, mesmo sem conexão à internet. Todo o conteúdo é offline, o que garante acessibilidade também para escolas da zona rural.

Responsável por ministrar a formação, o professor Taylon Felipe, especialista em tecnologias educacionais, ressaltou a importância do projeto na promoção do engajamento dos alunos e no combate à evasão escolar.

“Os professores entenderam como utilizar toda a tecnologia visando tornar a sala de aula mais dinâmica e atrativa. Isso impacta diretamente no combate à evasão, porque as crianças se sentem mais motivadas a estar no ambiente escolar. Esse projeto já é utilizado em todo o Brasil e tem mais de oito premiações internacionais”, destacou Taylon.

A gestora da Escola Municipal Doutor Demósthenes Álvaro de Brito, Sara Barbosa, observa a importância do treinamento para preparar os professores na inserção do projeto e contribuir com o aprendizado. “Trabalhar animação 3D com os alunos, trabalhar o conteúdo em animação 3D é algo que a gente não tinha. Estava até conversando com uma das professoras na formação e a gente falava que no passado trabalhava com mimeografia. Agora os meninos vão poder ver ali na tela, no projetor, muito dos conteúdos que a gente está trabalhando em salas de aula, bem de pertinho. Então é um grande ganho para a gente e um ganho ainda maior para os nossos alunos", destacou.

O conteúdo pedagógico da plataforma está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece mais de 5 mil cenas em 3D, que podem ser utilizadas por professores de todas as disciplinas, desde Português até Educação Física. Além das aulas regulares, o projeto inclui atividades extracurriculares, como cursos de informática, música, teatro e línguas.

Para George Melo Barreto, diretor da B2B Brasil, empresa responsável pela implantação do projeto, Feira de Santana se coloca na vanguarda da educação nacional.

“Este é o projeto em tecnologia educacional mais novo e premiado do mundo. A tecnologia foi desenvolvida em Israel e é patenteada no Brasil. Sua implementação contribui diretamente para a elevação do IDEB, do IDH, para a redução da evasão escolar e para uma nova relação do aluno com o aprendizado”, afirmou.

Com essa iniciativa, Feira de Santana busca não apenas modernizar a infraestrutura das escolas, mas revolucionar o processo de ensino-aprendizagem, colocando o aluno como protagonista e promovendo metodologias ativas e interativas em sala de aula. A expectativa é que o projeto impacte positivamente os indicadores educacionais do município nos próximos anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários