Feira de Santana recebeu o Certificado de Neutralização da Pegada de Carbono emitido pela EnerGreen Engenharia, empresa que atuou em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, durante a Micareta 2023, realizada entre os dias 20 e 23 de abril. Durante a folia momesca foram aferidas a emissão de 10 toneladas de carbono. No entanto, a emissão total de CO2 contou com a utilização dos créditos de carbono REDD+ de reserva ambiental.
O certificado foi apresentado pelo prefeito Colbert Filho à imprensa na manhã desta quarta-feira (7), durante coletiva sobre as atrações contratadas para os festejos juninos, no Museu Parque do Saber.
A quantidade de carbono aferida durante a festividade foi baseada no consumo de diesel, geradores e veículos no evento. O objetivo da iniciativa foi tornar a folia momesca mais sustentável e consciente.
A EnerGreen considera que a Micareta de Feira de Santana teve uma emissão de carbono significativa, principalmente devido ao consumo de combustíveis.
A iniciativa não teve custos para a Prefeitura de Feira de Santana, já que a EnerGreen doou o projeto de créditos de carbono. Vale destacar ainda que essa foi a primeira vez que uma festa pública na dimensão da Micareta tem a emissão de carbono aferida.
Foto: ACM
Mín. 21° Máx. 37°