Estudantes das escolas municipais Monteiro Lobato, Oyama Figueiredo e Celso Ribeiro Daltro usaram a música e a poesia para reforçar a importância de combater o trabalho infantil. As apresentações ocorreram nesta quinta-feira, 15, no Mercado de Artes Popular (MAP).
Entre as apresentações, a turminha de Cris Henry Assis, 10 anos, estudante do Oyama Figueiredo, apresentou a coreografia da música ‘’Sementes’’, interpretada pelo rapper Emicida e a cantora Drik Barbosa abordando a temática. “Nós crianças temos que estudar, brincar, se divertir e estar na escola. É triste saber que algumas não têm esse direito e precisam trabalhar”, disse.
A iniciativa integra o projeto ‘MPT na Escola’ e visa promover o debate de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.
“Através desta programação nossos estudantes chamam a atenção para o problema que ainda tem números alarmantes em todo o país”, explica Adriana Simões, coordenadora do projeto coordenadora do projeto.
A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Annelise Leal, destacou que intervenções como essas são importantes “porque dão luz ao problema e servem também para conscientizar crianças e adolescentes sobre quais são os seus direitos”.
Além de estudantes, gestores das unidades escolares, do MPT e da Secretaria de Desenvolvimento Social tem atuado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em todos os eventos realizados voltados à criança e ao adolescente, principalmente em contextos de violência também participou da programação.
Fotos: Milena Brandão
Mín. 21° Máx. 32°