Com o objetivo de reduzir significativamente o tempo de espera para as mulheres que buscam a laqueadura como método contraceptivo definitivo, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) realizará um mutirão de cirurgias entre os meses de julho e agosto deste ano. A iniciativa será em parceria com o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM).
A ação visa atender mulheres que já foram encaminhadas pelos postos de saúde e pela Secretaria de Saúde. O diretor-geral do Hospital da Mulher, o médico Francisco Mota, observa que o hospital visa proporcionar um atendimento ágil e de qualidade, oferecendo às mulheres a oportunidade de planejar seu futuro reprodutivo de forma segura e consciente.
A laqueadura tubária, também conhecida como "ligadura de trompas", é um procedimento cirúrgico realizado como método contraceptivo definitivo, indicado para mulheres que não desejam mais engravidar. É uma opção segura e eficaz para a prevenção da gravidez.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, observa que o mutirão contribuirá para a redução da fila de espera. "A Fundação Hospitalar vem realizando diversos mutirões de cirurgia eletiva ao longo do ano", salienta.
Desde outubro de 2021, o Hospital da Mulher retomou as cirurgias eletivas, após o período de pandemia da Covid-19. No último trimestre de 2021, foram realizadas 53 cirurgias eletivas. Em 2022, esse número mais que quadruplicou, beneficiando 291 mulheres, incluindo 158 casos de laqueadura tubária. Até maio de 2023, já foram realizadas 114 cirurgias eletivas.
Fotos: Victória Seixas
Mín. 21° Máx. 37°