O combate à dengue também marcou presença em uma das festas mais tradicionais de Feira de Santana- o Arraiá do Comércio. Nesta sexta-feira (16), agentes de endemias realizaram blitz educativa para os motoristas que transitaram pelo circuito. A ação faz parte das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde sobre a conscientização da doença.
Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Endemias, Sintia Sacramento, a equipe também percorreu as Avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas. "Esse é o nosso segundo dia. O nosso objetivo é levar informações para o maior número de pessoas. A população deve estar atenta para não acumular água e dar espaço para focos do Aedes Aegypti", destacou.
A coordenadora ainda relata que, em média, 290 agentes estão mobilizados em campo. "Tanto os bloqueios com bomba costal como a visita nas casas para a aplicação de larvicidas vem sendo feitas de maneira regular. É importante também que as unidades, em especial, as da rede privada, intensifiquem as notificações para que a gente consiga efetuar esse bloqueio em tempo hábil", destacou.
Quando procurar a unidade de saúde?
Pessoas com febre e, ao menos, mais dois sintomas compatíveis com dengue, a exemplo de dor de cabeça, no corpo ou nas articulações, são consideradas suspeitas da doença. A recomendação da Vigilância Epidemiológica (VIEP) é que ao notar os sinais, o morador procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações.
Nos casos graves, em que nota-se uma piora da doença, apresentando dor na barriga intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão, sensação de desmaio, aumento do fígado e sangramento das mucosas como boca, olhos e partes íntimas, o paciente deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento(UPAs) ou as policlínicas municipais.
Fotos: Divulgação/SMS
Mín. 21° Máx. 37°