O prefeito Colbert Martins Filho e o comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) da Marinha do Brasil, vice-almirante Antônio Carlos Cambra, inauguraram na manhã desta segunda-feira (19) o monumento em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, na Praça Almirante Tamandaré, localizada no conjunto Milton Gomes.
A inauguração do monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil, faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Com2ºDN para comemorar o "11 de junho - Dia da Marinha" e valorizar as figuras notáveis da História Naval.
O comandante do 2º Distrito Naval, Antônio Carlos Cambra, expressou sua gratidão pela homenagem prestada pelo município. "Ficamos honrados com essa homenagem vinda do povo de Feira de Santana. O monumento representa não apenas a figura do Almirante Tamandaré, mas também simboliza a coragem, dedicação e compromisso dos militares que servem à Marinha do Brasil. É um marco que ressalta a importância de valorizar os heróis e as personalidades notáveis da história naval em nosso país", declarou.
O prefeito Colbert Filho ressaltou o projeto de revitalização da praça Almirante Tamandaré. "Nosso objetivo é que a praça esteja à altura dessa homenagem". Ele mencionou a contribuição histórica de Feira de Santana para as Forças Armadas. "Estamos apenas a 35 km de Cachoeira, que teve participação determinante na independência da Bahia e do Brasil. E foi de Feira que Maria Quitéria saiu, integrando as Forças Armadas nessa luta", lembrou.
O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Milton Gomes, Cláudio Vale, destacou que a homenagem valoriza ainda mais a praça. "Foi uma grata surpresa e trouxe benefícios para nossa comunidade. Essa praça é muito importante para a comunidade, usada para caminhadas matinais, diversão das crianças, um espaço que, em 40 anos, nunca teve a atenção e o cuidado que está recebendo agora", pontuou.
Na placa de descrição do monumento existe um QR Code para que qualquer cidadão possa acessar informações acerca do homenageado através do smartphone.
O ato foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares, como o capitão de Portos da Bahia, Wellington Lemos Gagno; o comandante do 35º Batalhão de Infantaria do Exército, Vando Azevedo; além de representantes do Comando de Policiamento Regional Leste da Polícia Militar; Guarda Municipal; secretários municpais; vereadores e moradores da localidade.
O Almirante Tamandaré
Nascido em 13 de dezembro de 1807, Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação do nosso país, como as lutas pela independência do Brasil, Independência do Brasil na Bahia e a Guerra da Tríplice Aliança.
Além de ser um militar exemplar e um exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve uma trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, colocando sempre os interesses do Brasil acima de sua própria vontade ou interesses pessoais. Seus exemplos e virtudes servem como inspiração não apenas para as gerações atuais.
Fotos: ACM
Mín. 21° Máx. 32°