Professores da Educação Municipal estão participando de Formação Continuada promovida pela Secretaria de Educação. Os encontros, que são mensais, começaram na segunda-feira (10) e seguem até a sexta-feira (14), nas Escolas Municipais Agostinho Fróes da Mota e Prof. Joselito Falcão de Amorim.
Esta é uma política pública permanente de aperfeiçoamento que aborda métodos e práticas pedagógicas, documentos oficiais e temas diversos da Educação, além de ser um encontro que fomenta o diálogo entre os profissionais das unidades escolares e a Seduc.
Para a secretária de Educação, Anaci Paim, este é um compromisso do município para qualificar ainda mais seu corpo docente - que é muito preparado. "O principal objetivo é integrar um conjunto de ações para resultar no melhor desempenho do nosso aluno".
Nesta semana, o cronograma de atividades está direcionado para os docentes da Educação Infantil e dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); nos Anos Finais, os grupos também foram separados por área de atuação: linguagens, ciências humanas e ciências da natureza. Os professores participam da atualização de acordo com sua reserva de carga horária.
A temática das formações varia mensalmente. Neste mês de julho, a Educação Infantil está dialogando sobre o "Espaço e tempo na Educação Infantil", a partir de rodas de conversa com troca de experiências e reflexões sobre o fazer pedagógico em grupo.
De acordo com Iarla Souza dos Santos, professora e formadora, a discussão é importante para entender como uma rotina bem estruturada amplia as possibilidades de aprendizagem neste segmento escolar e também possibilita a mudança, para melhor, nos espaços em que os profissionais estão inseridos.
"Tanto para os professores que estão entrando agora, como é o meu caso, quanto para os que estão há mais tempo, esses momentos são fundamentais para retroalimentar a nossa prática pedagógica. Estamos ressignificando nosso conhecimento, uma forma de potencializar o planejamento, atuação e as relações dentro do ensino infantil, que é o princípio para o desenvolvimento do indivíduo", afirmou a professora Nelma Maria Carvalho, da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias (Humildes).
Formação Anos Finais
Já para os profissionais de humanas dos Anos Finais, público-alvo desta terça-feira, o percurso formativo está abordando "Atravessamentos e implicações da leitura e escrita na escola".
"Sobretudo, no pós-pandemia, foi acentuada uma crise relacionada à dificuldade de leitura e escrita entre os estudantes. Para vencer esse déficit, estamos nos reunindo, independentemente da área de atuação, para retomar o verdadeiro sentido da escola, que é tornar a vida melhor para o sujeito e para o outro", afirmou Railda Neves, chefe da Inclusão e Diversidade/Seduc.
Para alcançar este objetivo, a professora destaca que não existem fórmulas prontas, por isso o diálogo e troca de experiências são essenciais nestes encontros.
Além do compartilhamento de conhecimento, os professores participaram de dinâmicas para se aproximarem enquanto integrantes de uma só rede.
Fotos: Sara Silva
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