Ter uma boa colocação no mercado de trabalho é o sonho de mais de três mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Feira de Santana. A partir deste semestre, eles darão mais um passo importante em direção à qualificação profissional através do projeto “A EJA na construção do itinerário profissionalizante”, lançado na última terça-feira (11) pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
O lançamento, que aconteceu no auditório do Sesc Centro, já contou com o início das atividades que farão parte do componente curricular oficial da EJA. O SENAC disponibilizou seis monitores que ministrarão os cursos todas as segundas-feiras nas escolas municipais. Os cursos são: repositor de mercadoria, técnico de atendimento de farmácia, operador de caixa, recepcionista, serviço de apoio administrativo e técnicas básicas de porteiro.
“Queremos motivar a participação desses alunos e reduzir o eventual abandono com uma atividade de aprendizagem que tem a ver com a vida profissional deles”, explicou a Secretária Municipal de Educação Anaci Paim.
Segundo a diretora do SENAC Feira de Santana, Angélica Dias, os monitores disponibilizados para ministrar os cursos, estão empenhados em proporcionar uma experiência valiosa aos jovens e adultos da educação municipal. “Através dessa parceria, o SENAC e a SEDUC possibilitam, a esses alunos, a construção do itinerário profissional, além de um bom encaminhamento para o emprego”, pontuou.
Durante o lançamento do projeto, os alunos da EJA puderam conhecer os cursos disponibilizados e projetar seus desejos profissionais. Para Deziane Carla de Jesus, que trabalha como auxiliar de serviços gerais durante o dia e a noite estuda na Escola Municipal Edelvira de Oliveira, esta é mais uma grande oportunidade de realização profissional. “Eu adorei, sempre aproveita toda chance de aprender mais, até o fim do ano quero me formar e trocar de profissão, então veio na hora certa”, contou.
O projeto “A EJA na construção do itinerário profissionalizante” será coordenado pela Divisão de Inclusão e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação. “Muitas vezes os alunos da EJA são vencidos pelo cansaço do dia a dia e acabam abandonando a escola. O que queremos é motivá-los a não desistir, para isso firmamos essa parceria formativa, oferecendo algo que vai agregar ao currículo deles”, explicou Railda Neves chefe do setor.
Fotos: Patrícia Laís
Mín. 20° Máx. 28°