O maior e mais populoso distrito de Feira de Santana, Humildes, comemorou 164 anos de elevação política nesta quinta-feira (13). Uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana, dom Zanoni Demettino Castro, abriu a programação festiva. O prefeito Colbert Martins da Silva Filho acompanhou o ato litúrgico na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Humildes.
O religioso destacou que a história da região possui mais de 300 anos, desde que começaram as primeiras devoções à Nossa Senhora dos Humildes. "Esse é um momento de celebrar e agradecer a Deus o protagonismo de tantas pessoas que gestaram, construíram e que desejam ainda que o distrito se desenvolva cada vez", afirmou o arcebispo.
Dom Zanoni falou ainda, durante a homilia, da dedicação das lideranças e políticos em trabalharem empenhados para a formação do distrito de Humildes.
O prefeito Colbert Filho também ressaltou que a localidade teve sua origem há 364 anos, atrelando as devoções do povo à padroeira que dá nome a localidade [segundo relatos o nome "Humildes" deve-se a uma imagem de uma santa encontrada as margens de um trecho do Rio Subaé que passa no distrito]. "Este é o únicos rdistrito de Feira de Santana que se localiza fora do polígono das secas", observou.
Também estiveram presentes à celebração os secretários municipais Eliene Cerqueira (Governo), Fanael Ribeiro (chefe de Gabinete e interino da Agricultura), Jairo Carneiro Filho (Cultura, Esporte e Lazer), Carlos Brito (Planejamento), Renata Maia (Comunicação), José Marcondes (Administração), o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey, o procurador geral, Augusto Graça Leal, e o presidente da Agência Reguladora, Moura Pinho.
Também o ex-deputado federal José Nunes, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho e os vereadores Lulinha da Conceição, Zé Curuca, que é morador da localidade, Jurandy Carvalho, pastor Valdemir e Petrônio Lima.
Fotos: ACM
Mín. 20° Máx. 28°