Cavalos soltos em vias públicas, um problema crônico de Feira de Santana é alvo de uma ação constante da Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses, que atua diariamente no recolhimento destes animais. Somente em 2022 foram 406 equinos retirados de ruas e avenidas da cidade.
Esta semana a ação está sendo intensificada e já resultou no recolhimento de animais nos bairros Mangabeira, SIM, e avenida Nóide Cerqueira. Em média são retirados das vias públicas 6 cavalos por dia.
A coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, explica que além do risco de acidentes de trânsito, a situação compromete a limpeza pública, a segurança das pessoas e dos próprios animais. "Esta é uma ação contínua do CCZ, que além do recolhimento também realiza a orientação aos donos e responsáveis pelos animais sempre que conseguimos localizá-los", pontua.
Os locais com maior incidência são os conjuntos residenciais do Feira IX e Feira VI, e as avenidas Noide Cerqueira, Fróes da Mota (av. Contorno), Ayrton Senna, Fraga Maia e Iguatemi. Os animais recolhidos são encaminhados para a sede do Centro de Controle de Zoonoses, situada na avenida Eduardo Froes da Mota, no bairro Pedra do Descanso.
Para reaver os animais recolhidos, os donos pagam uma multa no valor de R$ 150,00. Caso seja reincidente, a multa dobra. As denúncias podem ser feitas através dos números 3614-3613 e 75 9851-8583 (WhatsApp).
Foto: Divulgação CCZ
Mín. 21° Máx. 27°