Mais de 680 famílias do município de Santo Amaro, a 83 km de Salvador, foram contempladas nesta terça-feira (14/02) com a entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. As entregas do programa, que foi retomado pelo Governo Federal, aconteceu com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Jerônimo Rodrigues, e da secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur-BA), Jusmari Oliveira, além dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Cidades, Jader Filho.
As obras dos residenciais em Santo Amaro, assim como diversas outras da faixa 1, que contempla famílias mais pobres, estavam paradas há 6 anos.
“Nós começamos a governar esse país na expectativa de que a gente tenha condições de melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro. Em vim aqui pegar a energia de vocês porque nós precisamos gerar empregos nesse país”, afirmou o presidente durante o seu discurso.
Foto - Fernando Vivas GOVBA
“Esse ato de hoje para nós da Bahia e para o Brasil tem uma importância muito grande. Quem não tem casa, tem pressa, quem não tem água tem pressa, quem não tem escola tem pressa. O presidente Lula está herdando, além de um país desmanchado por quatro anos, um país com um povo querendo trabalhar com esperança aguçada, com um conjunto de prefeitos e prefeitas querendo fazer mais, com os movimentos sociais de luta pela habitação popular cada vez mais atentos”, disse Jerônimo sobre a importância das entregas.
Foram investidos R$ 45.908.000,00 pelo Governo Federal nos dois condomínios. Contudo, após a conclusão das obras em 2019, as unidades não foram entregues e foram danificadas por atos de vandalismo e pela ação do tempo. Para que as unidades fossem entregues, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur-BA), realizou obras de recuperação no valor de R$ 4.788.000,00.
Também foram realizadas obras de melhorias no entorno, como a realização de 1,7 quilômetros de pavimentação asfáltica, construção de calçadas, recuperação de equipamentos comunitários, quadras e parques infantis, recuperação de estação de tratamento de esgoto e quadra esportiva e alambrados.
Foto - Mateus Pereira GOVBA
"É uma alegria muito grande participar desse momento para a Bahia e o Brasil. O programa vai trazer dignidade para famílias que sonham há anos com a casa própria. A retomada do Minha Casa, Minha Vida é fundamental para o nosso país”, afirmou a secretária da Sedur-BA, Jusmari Oliveira.
O programa deve entregar ainda outros residenciais que estavam com obras paradas. Novas entregas devem ser realizadas nas próximas semanas em Salvador, Barreiras e Feira de Santana.
Informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur-BA)
Fotos- Capa Italo Oliveira da Ascom SEDUR e Internas de Matheus Pereira e Fernando Vivas-GOV.BA
Tel.: (71) 3118-3158 / 3155
Mín. 21° Máx. 27°