O aleitamento materno é um dos temas mais importantes quando se fala nos cuidados e nutrição dos bebês nos primeiros meses de vida. É nele que estão presentes todas as proteínas e vitaminas essenciais para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos. Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da amamentação, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) realizou uma ação especial nesta quarta-feira (02) para as mães internadas nas enfermarias da unidade hospitalar.
A iniciativa, chamada "Giro da Roleta", foi organizada pela equipe do Banco de Leite do Hospital da Mulher. Durante a recreação, as participantes tinham a oportunidade de girar uma roleta e responder a perguntas sobre amamentação de forma aleatória. A cada resposta correta, as mães recebiam brindes produzidos pelas mães da Casa das Puérperas, uma iniciativa que tornou a experiência ainda mais agradável e educativa.
Uma das mães que participaram da atividade foi Camilla da Silva, uma estudante de 17 anos e moradora do bairro Tomba, que está vivenciando a experiência da maternidade pela primeira vez. "É muito bom participar de uma brincadeira do Banco de Leite, que vai me orientar para a forma correta da pega da mama e os benefícios de amamentar o meu filho", considera.
Uma das perguntas feitas durante o Giro da Roleta foi sobre a duração recomendada da amamentação exclusiva. Camilla respondeu corretamente que até os seis meses de idade é necessário manter somente o leite materno, e foi contemplada com um dos brindes distribuídos.
AGOSTO DOURADO
O Giro da Roleta faz parte da programação diária do mês de agosto, em comemoração ao Agosto Dourado, uma campanha que visa incentivar o aleitamento materno. Além da recreação, estão previstas palestras e seminários para os profissionais da saúde do município, a fim de promover uma maior conscientização sobre os benefícios da amamentação e como auxiliar as mães nessa importante fase da vida dos bebês.
De acordo com Nadja Vieira, coordenadora do Banco de Leite do Hospital da Mulher, os resultados nos últimos dois meses superaram as expectativas na captação de leite humano, o que possibilitou um aumento significativo no estoque, com a marca de 285 litros de leite armazenados no BLH.
Nadja Vieira também destacou o trabalho realizado ao longo dos primeiros seis meses do ano. "Foram realizados 2.965 atendimentos em grupo e 1.426 atendimentos individuais", informou. Além disso, com a parceria do Corpo de Bombeiros, foram realizadas 1.361 visitas domiciliares com a captação de 882 mães doadoras. "Nesse período, foram coletados 468 litros de leite materno, e 489 litros foram distribuídos para beneficiar mais crianças que precisam desse alimento essencial", completou Nadja.
Mín. 21° Máx. 37°