Cuidadores que atuam na Educação Especial participaram de um encontro formativo no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, nesta sexta-feira (1º). O objetivo é orientá-los sobre o trabalho desenvolvido nas escolas do município com os estudantes que têm deficiência.
“O cuidador é responsável pelo auxílio na locomoção, alimentação, higiene, segurança e bem-estar do estudante no ambiente escolar. A intenção é capacitá-los sobre a rotina com estes alunos. É muito importante que entendam os cuidados que precisam ter e o que devem fazer para que eles se sintam integrados”, afirma a diretora do Centro Integrado, Isabella Carvalho.
Para Laís Silva do Vale, que é cuidadora na Escola Municipal Fabíola Vital, “este é o momento de aprender como compreender as dificuldades e individualidades e enxergar as potencialidades de cada um deles”.
A formadora Adriana Freitas destaca que é essencial a sensibilidade dos cuidadores na rotina com esses estudantes.
“É preciso compreender a importância desse indivíduo, o direito deles estarem nesse espaço e, sobretudo, ter um olhar sensível, de empatia e respeito”, pontua.
Mín. 20° Máx. 28°