Atividades ao ar livre no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa) promovidas pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) envolveram o público na última quarta-feira (6). A programação faz parte da campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio.
O público teve a oportunidade de participar de roda de conversa, aula de dança e atividades físicas. Além de receber atendimentos de saúde, como aferição a pressão arterial, oximetria e teste de glicemia.
A autônoma Luzamira Nobre, de 50 anos, faz tratamento de hemodiálise e destacou que os encontros com atividades físicas também estão sendo fundamentais no seu tratamento e na melhoria da sua qualidade de vida.
“A inclusão das atividades físicas na minha rotina transformou a maneira como eu encaro meu tratamento e minha vida em geral. No começo, eu estava preocupada que minha condição de saúde me limitasse, mas, com o apoio adequado e a orientação dos profissionais de saúde, percebi que eu poderia fazer mais do que imaginava”, relatou.
De acordo com Jamiley Dias, enfermeira referência técnica do NASF, a prática de exercícios é um importante método para a manutenção de um estilo de vida saudável.
“As atividades físicas podem ser uma excelente forma de socialização. O cuidado com a saúde, principalmente na terceira idade, tem sido um tópico de grande relevância. Um dos pilares fundamentais para o bem-estar das pessoas é a prática regular de atividades físicas, um grande aliado da saúde mental que foi o tema principal desse evento de hoje”, destacou
Mín. 21° Máx. 37°