Recursos importantes para o processo de aprendizagem, aquisição de habilidades e desenvolvimento motor dos alunos, os circuitos espumados já chegaram a 50 escolas municipais de educação infantil e anos iniciais.
Compostos por túneis, escadas, rampas, colchões e rolos, os recursos permitirão que as crianças explorem diversos movimentos corporais, como engatinhar, arrastar, pular, subir degraus, escorregar e rolar sobre as espumas.
Segundo o professor de educação física e especialista em psicomotricidade do Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, as possibilidades de promover avanços de coordenação motora através dos espumados são inúmeras.
“Em um circuito como esse a gente pode trabalhar marcha, percepção motora, equilíbrio, lateralidade. E o que é melhor, é que para o aluno ele está apenas brincando enquanto pula, corre, se arrasta, quando na verdade ele está sendo estimulado de diversas formas”, explicou Márcio Anunciação.
No Centro Municipal de Educação Infantil Vanilda Barros Boaventura, no bairro Jardim Cruzeiro, os recursos já fazem parte do cronograma de atividades diárias. “Aqui é o momento mais esperado do dia, os meninos ficam muito felizes em estar lá e as professoras mais ainda em poder ampliar o repertório de brincadeiras que ajudam no desenvolvimento deles”, disse Carla Azevedo, diretora do CMEI.
Os espumados também são coloridos e em diversos formatos, o que chama ainda mais atenção das crianças. A Secretaria Municipal de Educação investiu nessas ferramentas pedagógicas com a missão de acompanhar a evolução das funções cognitivas e motoras dos estudantes.
“Os espumados vêm como circuito psicomotor, para viabilizar o entendimento de questões relativas a diversas competências, como a lateralidade, a identificação de cores, formas geométricas, tudo para que a criança comece esse aprendizado na idade adequada”, ressaltou a Secretária Municipal de Educação Anaci Paim.
Para que as escolas utilizem os itens de maneira adequada, a Secretaria de Educação produziu e divulgou um vídeo orientativo, encaminhado às unidades que receberam os materiais pedagógicos. Por isso, as atividades devem ser supervisionadas e acompanhadas pelo professor que recebeu as orientações.
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