Os jogos virtuais, de tabuleiro e as contações de histórias atraíram a garotada para o estande da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) na Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), nesta sexta (29).
Durante as visitas, estudantes das escolas municipais e particulares exercitaram o raciocínio lógico, a criatividade, a imaginação e as habilidades tecnológicas. Os amigos Isaque dos Santos e Ian Cardoso, estudantes de uma escola particular da cidade, aproveitaram o jogo matemático Calc Plus.
"Nós vimos outros colegas aqui e paramos para jogar também. Usamos as quatro operações [soma, subtração, multiplicação e divisão] e os cálculos foram feitos mentalmente. Muito bom!", conta Isaque.
Leonardo da Silva estava acompanhando o irmão, Layon da Silva, de 6 anos. Imerso nos jogos virtuais, o pequeno se divertiu enquanto utilizava o chromebook - computador portátil usado nas escolas municipais. "É importante ter esses espaços com opções para as crianças. Vi que todos os jogos são educativos e ele pode aprender um pouco mais", pontuou.
Para tornar a programação ainda mais lúdica e divertida, teve contação de histórias com as professoras Luciene Azevedo e Cristiane Souza, docentes da Educação Municipal, que lançaram os livros "As aventuras da Charlote em dias quentes de verão" e "Judite, a jaboti em: passeio no quintal da escola", respectivamente.
"Achei muito bom, muito legal", contou Ana Clara Conceição, estudante da Escola Municipal Wilson Moreira Mascarenhas (Campo Limpo).
Até o próximo domingo (1°), quem passar pelo estande vai poder curtir uma programação variada com: pintura facial, jogo da memória, quebra-cabeça, arte em papel, oficinas com chromebook, jogos matemáticos e experimentos científicos.
Foto: Milena Brandão