As vagas para o Programa Jovem Aprendiz Feirense, direcionado aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal, continuam abertas. O programa, que tem o objetivo de oportunizar qualificação profissional, é uma iniciativa da Prefeitura de Feira, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Desde que foi lançado, em outubro do ano passado, a iniciativa já beneficiou 100 alunos.
Uma delas é Erica Gonçalves da Silva, estudante da rede municipal. Para ela, poder participar do programa tem sido uma experiência enriquecedora. “São muitos aprendizados importantes e que preparam a gente para o mercado de trabalho, como a comunicação e a pontualidade”, conta.
A carga horária é de 20 horas semanais. Os alunos atuam nos setores administrativos das escolas e recebem meio salário mínimo, décimo terceiro salário, férias remuneradas, vale transporte em áreas com transporte público, seguro de vida, uniformes e crachás. São 82 unidades escolares contempladas com o programa.
“Através do programa, os estudantes têm acesso a conteúdos essenciais para a formação cidadã, como relações interpessoais, formação ética e de valores e essa contribuição faz com que a sua permanência na escola se dê em maneira mais qualificada, entendendo as responsabilidades que lhe cabem enquanto cidadão e o papel que eles têm a desenvolver na unidade escolar da vinculação ao trabalho”, pontua a secretária de Educação do município Anaci Paim.
Ainda de acordo com a secretária, o número de vagas no programa deve crescer. “O programa deverá ser ampliado agora com mais 30 vagas, contemplando novos alunos que tem até 21 anos e eles darão suporte nas escolas também na área de atendimento ao público”, informa.
COMO PARTICIPAR
Para participar, os interessados devem ter idade entre 14 a 21 anos (até 20 anos e 11 meses); renda familiar de até 2 salários mínimos per capita; ser estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculado à Rede Municipal de Ensino. A iniciativa prevê uma cota de 5% a 10% para Pessoa com deficiência – PCD (sem limite de idade) e de 5% para jovens do Sistema Socioeducativo em cumprimento ou egressos.
As inscrições devem ser feitas através do site https://jovemfeirense.org.br/. Em caso de dúvidas ou mais informações, os interessados podem entrar em contato através do teleatendimento: (75) 99949-8452 ou através do email jovemfeirense.ba@renapsi.org.br.
Fotos: Milena Brandão
Mín. 21° Máx. 27°