Garantir uma educação de qualidade aos mais de 55 mil estudantes matriculados na Educação Municipal é um compromisso prioritário da Prefeitura de Feira, que tem realizado investimentos constantes na educação pública do município a exemplo da modernização da infraestrutura das unidades escolares e a implementação de ações pedagógicas para melhorar, cada vez mais, o desempenho dos estudantes. Os investimentos são lembrados no Dia Mundial da Educação, celebrado neste domingo (28).
Mais de 100 milhões de reais já foram destinados à infraestrutura de 60 unidades escolares, entre reformas, reconstruções e novas construções. As escolas inauguradas pela Prefeitura seguem um padrão arquitetônico arrojado, que oferece segurança e conforto à comunidade escolar. As obras incluem ampliação dos espaços, salas para laboratórios, acessibilidade através de rampas, pisos táteis, corrimão e sanitários adaptados, smart tvs e climatização com a instalação de ar condicionado nas salas de aula, além de mobiliários novos.
A obtenção de recursos de apoio didático-pedagógico também fazem parte das ações que visam estimular o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, à exemplo dos laboratórios de Ciências, Matemática e Robótica que promovem a educação científica e letramento matemático e preparam os alunos das escolas municipais para a inovação tecnológica e constantes atualizações e mudanças.
A aquisição e disponibilização de 17 mil chromebooks nas unidades escolares, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos, democratiza o acesso dos estudantes à tecnologia tornando as aulas mais interativas, dinâmicas e criativas. Os dispositivos são utilizados nas aulas das diversas áreas do conhecimento.
A implementação da Educação em Tempo Integral, este ano, também busca garantir o desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural, através de currículo integrado. Ao todo, 32 escolas da rede municipal oferecem a modalidade, 7 delas funcionam exclusivamente neste formato, 2.583 estudantes matriculados neste formato.
Para assegurar a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada das competências das séries iniciais do Ensino Fundamental, o programa Caminhos da Educação, uma iniciativa da Prefeitura de Feira, com o apoio da Associação Bem Comum (ABC), está avaliando estudantes das séries iniciais. O programa desenvolve estratégias para melhorar o rendimento e o desempenho dos alunos, mais de 10 mil estudantes já foram avaliados.
“Através destes investimentos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estabelece todas condições apropriadas para que a ação pedagógica seja qualificada e eficiente. Todos estes recursos fortalecem e qualificam a educação oferecida pelo município, nos permitindo alcançar resultados cada vez mais positivos e satisfatórios”, avalia a secretária de Educação, Anaci Paim.
Foto: Jorge Magalhães