O início do inverno marca um período em que os cuidados devem ser redobrados para os pacientes que têm asma, pois o ar seco junto ao clima frio pode gerar irritação nos brônquios e desencadear crises. De acordo com o pneumologista, Ivan Júnior, a doença costuma ser genética e o tratamento pode ser feito, de forma gratuita, no Programa Municipal de Controle da Asma e Rinite Alérgica (ProAr), mantido pela Prefeitura de Feira, através da Secretaria Municipal de Saúde.
“A asma, quando não tratada adequadamente, se repete em intervalos variáveis e não tem febre, a não ser que tenha uma infecção respiratória associada. A pessoa que tem asma pode sofrer uma diminuição do apetite, apresentar um quadro de fraqueza e ainda pode vir junto a rinite com a coriza e os espirros”, explicou.
De acordo com o médico, a vacinação contra a influenza é uma das principais formas de prevenir complicações. Em Feira de Santana, o imunizante segue disponível para toda a população acima de seis meses de vida. Para receber a dose, basta se dirigir a um posto de saúde, entre segunda e sexta-feira, e apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacina.
Além da imunização, medidas como evitar a fumaça do cigarro, ambientes com muita poeira e mofo; lavar os casacos que passaram muito tempo no armário antes de usar; investir em alimentos ricos em vitamina C como laranja, limão e morango; manter os ambientes limpos e arejados e fazer a lavagem do nariz também auxiliam no controle da doença.
“O paciente deve manter o tratamento preventivo. Nos casos de piora, deve tentar seguir a orientação dada para esses momentos e até procurar uma emergência, caso não tenha melhora”, recomendou o especialista.
No ProAr, o atendimento é feito por meio de agendamento na Central Municipal de Regulação. A assistência é prestada por uma equipe multiprofissional formada por pneumologistas, pneumopediatras, fisioterapeutas, enfermeiras, técnicas de enfermagem e farmacêutica. O serviço está localizado no Centro de Saúde Especializada (CSE), na rua Geminiano Costa, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.
Mín. 21° Máx. 38°