A luta contra a paralisia infantil alcançou um marco histórico no Brasil, com a erradicação da doença graças às campanhas de vacinação. Em Feira de Santana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem desempenhado um papel crucial ao reforçar durante todo o ano a importância da imunização contra a poliomielite.
A poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus, que pode afetar severamente crianças, levando a sintomas como crescimento assimétrico das pernas, atrofia muscular, e em casos graves, paralisia das pernas e dos músculos faciais.
Durante a Campanha de Vacinação contra a poliomielite, 41.474 crianças de até cinco anos estão elegíveis para receber a vacina. No entanto, apenas 9.210 foram imunizadas, o que revela uma cobertura vacinal abaixo da meta de 95%, aumentando o risco de possível retorno do vírus.
"Estamos comprometidos em garantir a proteção de nossas crianças contra a poliomielite. A vacina é nossa maior aliada na prevenção, por isso é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam vacinadas conforme o calendário estabelecido. Reforçamos o convite para que os pais e responsáveis levem seus filhos às unidades de saúde para receber a vacina”, destacou Cristiane Campos, secretária municipal de Saúde.
A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira. Para facilitar o acesso, às USFs vinculadas ao programa "Saúde na Hora" oferecem horário ampliado das 8h às 20h30, permitindo que a população se vacine também no período noturno.
Mín. 21° Máx. 37°