Na manhã desta quinta-feira (14), o Casarão Olhos D´Água recebeu uma ação especial em alusão ao Novembro Azul, dedicada aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III). Com uma programação que incluiu cortes de cabelo, massagens, manicure, palestras e apresentações do coral “Sozinho Ninguém é Capaz”, o evento reuniu aproximadamente 90 pessoas, promovendo um momento de autocuidado e conscientização sobre a saúde dos homens.
Segundo Jucilene Lacerda, coordenadora do Casarão, a iniciativa surgiu como uma extensão das oficinas mensais do CAPS III. Jucilene destacou a importância de levar atividades voltadas ao bem-estar para os pacientes em um ambiente acolhedor e enriquecedor.
“Hoje, reunidos no Casarão, celebramos a importância do autocuidado, especialmente para os homens que, muitas vezes, deixam a saúde em segundo plano”, observa.
A iniciativa foi acolhida pela Fundação Egberto Costa, que apoiou a proposta de utilizar o Casarão como espaço público para promover bem-estar e integração social. Jucilene explicou que o objetivo da ação é despertar nos homens, especialmente nos pacientes do CAPS III, a consciência sobre a importância de se cuidar o ano todo, não apenas em novembro.
“É um momento mágico, pois proporciona a eles uma nova perspectiva sobre os serviços que o município oferece e reforça a importância do autocuidado e do diálogo aberto sobre saúde”, pontuou a coordenadora do Casarão.
Além de proporcionar esses cuidados, o evento busca valorizar o fortalecimento da saúde mental e física dos pacientes, trazendo para eles uma vivência de integração e pertencimento, essencial para seu desenvolvimento e tratamento.
Foto: Divulgação SMS