Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
21°C 34°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Prefeitura de Feira passa a ofertar exames de endoscopia em ambiente hospitalar

Procedimento em hospital é para pacientes acima de 60 anos ou com comorbidades

Redação
Por: Redação
12/02/2025 às 09h29
Prefeitura de Feira passa a ofertar exames de endoscopia em ambiente hospitalar
Foto: Danielly Cerqueira

Exames de endoscopia em ambiente hospitalar passam a ser feitos pelo Município, a partir deste mês, no Hospital D. Pedro de Alcântara. O serviço será viabilizado através de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Santa Casa de Feira. 

Antes, pessoas idosas eram encaminhadas a Salvador para serem submetidas ao exame, que é importante para o diagnóstico de úlcera, gastrite, refluxo, câncer, além de sangramentos em órgãos do sistema digestivo.

"O nosso compromisso é ofertar um SUS com dignidade, qualidade e eficiência", afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. Ele reconhece que o deslocamento de pacientes a outro município para serem submetidos a consultas e exames gera desconfortos, custos e tempo. 

Para demais pacientes, que não apresentam recomendação para exame de endoscopia em hospital, a Prefeitura de Feira já disponibiliza o serviço no ambulatório da Policlínica do Feira X. Esses atendimentos são agendados através da Central Municipal de Regulação. 

DEMANDA REPRESADA

No último sábado (8) foi realizado um mutirão de endoscopias e colonoscopias, no Hospital D. Pedro de Alcântara, para acabar com a demanda represada entre os pacientes idosos.

"O mutirão para zerar a fila em 100 dias também nos dará o diagnóstico das principais demandas da população na área da saúde. Diante disso, vamos avaliar os serviços que podemos ofertar na rede própria para que não haja essa necessidade de deslocamento a outro município", acrescenta o gestor da pasta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários