Quarta, 02 de Abril de 2025
22°C 33°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

CAPS III celebra 20 anos como referência no atendimento à saúde mental

Momento de lazer, descontração e bem-estar às pessoas atendidas na unidade

Redação
Por: Redação
27/02/2025 às 08h42
CAPS III celebra 20 anos como referência no atendimento à saúde mental
Foto: Izinaldo Barreto

O Centro de Atenção Psicossocial João Carlos Lopes Cavalcante (CAPS III) comemorou, nesta quarta-feira (26), duas décadas de atuação e pioneirismo no atendimento à saúde mental. 

A celebração da unidade, que é a primeira da Bahia voltada para pacientes com transtornos severos, foi iniciada com uma apresentação do cantor feirense Djalma Ferreira, que trouxe um repertório com músicas tradicionais do axé.

A programação seguiu com um culto ecumênico que reuniu autoridades e representantes de diversas religiões, destacando o compromisso da gestão em promover um acolhimento integral aos pacientes, que vai além da oferta de medicamentos e consultas médicas.

Segundo o coordenador da Rede de Saúde Mental, Joadson Andrade, a celebração foi idealizada para proporcionar um momento de lazer, descontração e bem-estar às pessoas atendidas na unidade.

“Os CAPS, em especial este aqui, representa um avanço na luta antimanicomial e no tratamento digno às pessoas que sofrem com transtornos graves e persistentes. Ele surge com a proposta de dar autonomia e dignidade mostrando que esses pacientes têm plenos direitos de viver em sociedade”,  afirmou Joadson.

Para o secretário municipal de saúde, Rodrigo Matos, o CAPS III é motivo de orgulho para Feira de Santana. “Saúde se trabalha com carinho e humanização. Essa é a primeira unidade tipo 3 da Bahia. Vamos trabalhar muito para fazer dessa rede uma das melhores do país”, enfatizou.

De acordo com a coordenadora da unidade, Bárbara Amorim, a unidade dispõe de atendimento 24h e tem mais de 10 mil pacientes que são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras. 

“É um desafio muito grande e uma felicidade ao mesmo tempo. Eu acompanhei a época da implantação e estar presente aqui hoje, celebrando sua história, é muito gratificante. Estamos todos aqui pra dar o nosso melhor”, garantiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários