Em homenagem ao Dia do Maqueiro, celebrado em 18 de março, os maqueiros do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realizaram uma ação especial de doação de sangue, dividida em dois dias. A iniciativa teve como objetivo reforçar os estoques da Hemoba e incentivar outras pessoas a adotarem esse gesto solidário.
A assistente social da Hemoba, Janete Fama, destacou a importância dessa mobilização. "Precisamos sempre de doadores para garantir que cirurgias sejam realizadas e pacientes recebam o tratamento necessário. A atitude dos maqueiros é um grande exemplo de empatia e compromisso com a vida", afirmou acrescentando que “a Hemoba destaca que a demanda por sangue é permanente e que a doação deve se tornar um hábito. Campanhas como essa ajudam a manter os estoques abastecidos e garantem que pacientes recebam os cuidados necessários”.
Diego Machado, um dos maqueiros participantes, falou sobre a importância do ato. "No nosso dia, poderíamos estar recebendo homenagens, mas escolhemos doar. Todos os dias ajudamos a salvar vidas no hospital, e agora fizemos isso de outra forma", disse ele.
A ação foi planejada considerando a necessidade constante de sangue e o papel fundamental desses profissionais dentro do hospital. "Nosso desejo é que essa iniciativa inspire mais pessoas a doarem, pois sabemos o impacto positivo que cada bolsa de sangue pode ter", reforçou Sara Soto coordenadora do Apoio Administrativo.
Como doar sangue
Para ser um doador, é necessário:
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados do responsável legal);
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar em boas condições de saúde;
Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos antes da doação;
Apresentar um documento oficial com foto.
O processo de doação é rápido e seguro, levando cerca de 10 minutos. Cada bolsa coletada pode salvar até quatro vidas.
Informações e fotos Ascom – HGCA