Domingo, 13 de Abril de 2025
21°C 30°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Mais de sete mil mulheres fazem a prevenção do câncer durante a campanha Março Lilás

No período da campanha deste ano, 1.953 mulheres realizaram o exame

Redação
Por: Redação
09/04/2025 às 15h15
Mais de sete mil mulheres fazem a prevenção do câncer durante a campanha Março Lilás
Foto: Fatima Brandão

A campanha Março Lilás, que visa conscientizar sobre a prevenção do câncer de colo do útero, alcançou resultados expressivos em Feira de Santana este ano, com mais de sete mil mulheres participando da ação. A mobilização, que ocorreu principalmente no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Aristides Maltês, teve como objetivo proporcionar exames preventivos gratuitos e conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença.

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana intensificou as ações de prevenção ao câncer de colo do útero, priorizando o atendimento às mulheres feirenses. A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destacou a relevância da campanha para o município, apresentando dados que demonstram os esforços da administração pública para combater o câncer de colo do útero. Ela enfatizou a ampliação do acesso aos serviços de saúde, com atendimentos realizados de segunda a sexta-feira, e aos sábados, em mutirões de saúde da mulher.

“As campanhas de conscientização do Março Lilás e a oferta do exame também aos finais de semana contribuíram para esse crescimento. Nosso objetivo é garantir que mais mulheres tenham acesso ao preventivo e, assim, reduzir os casos de doenças ginecológicas, especialmente o câncer de colo do útero”, afirmou Gilberte Lucas.

A gestão também tem como prioridade zerar a fila de espera por exames e consultas da regulação municipal. Durante o período da campanha, a Fundação Hospitalar conseguiu realizar um número significativo de atendimentos, com destaque para os exames preventivos. No CMPC, foram realizadas 1.919 ultrassonografias transvaginais, 1.286 ultrassonografias de abdômen total, 422 ultrassonografias mamárias, 1.073 ultrassonografias de tireoide e 1.953 exames preventivos (Papanicolau).

O exame preventivo, fundamental para a detecção precoce do câncer de colo do útero, é recomendado para mulheres entre 25 e 64 anos que já iniciaram a vida sexual. A realização regular do Papanicolau permite identificar alterações nas células do colo do útero antes que se tornem sintomas, aumentando as chances de tratamento e cura. No período da campanha deste ano, 1.953 mulheres realizaram o exame, contribuindo para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Além dos exames preventivos, o CMPC também realizou 160 consultas com gastroenterologistas e 384 consultas ginecológicas, ampliando o atendimento especializado à população. O esforço da gestão municipal reflete um compromisso contínuo com a saúde da mulher e com o combate a doenças ginecológicas, oferecendo acesso a serviços essenciais e melhorando a qualidade de vida das feirenses.

Com a adesão significativa da população, a campanha Março Lilás se consolidou como uma importante ação de saúde pública em Feira de Santana, contribuindo para salvar vidas e promover a saúde das mulheres. A Prefeitura de Feira de Santana segue empenhada em continuar com a oferta de serviços de saúde e com a ampliação das ações preventivas em saúde para a população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários