Na manhã desta quinta-feira (10), o Centro de Convivência para Pessoa Idosa Zazinha Cerqueira se transformou em um importante ponto de cuidado e prevenção em Feira de Santana. Em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESO), foi realizada a vacinação contra o vírus da Influenza H1N1, com foco especial no público idoso.
A iniciativa faz parte da campanha nacional de imunização e visa proteger as pessoas mais vulneráveis a complicações causadas pelo vírus da gripe. Para muitos idosos, a vacinação anual é essencial para manter a saúde e evitar internações.
A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, destacou a importância de levar a imunização até onde os idosos estão. “Levar a vacinação até o Zazinha é uma forma de cuidar de quem mais precisa. Essa ação reforça nosso compromisso com a proteção e o cuidado com a pessoa idosa. Nosso objetivo é garantir acesso facilitado à saúde e ao bem-estar, fortalecendo o vínculo entre assistência social e promoção da qualidade de vida”, afirmou.
Já o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, ressaltou a importância estratégica da ação. “A vacinação contra a influenza é uma medida fundamental de prevenção, especialmente entre o público idoso. Trazer essa ação para um espaço como o Zazinha Cerqueira amplia o alcance da campanha e garante que mais pessoas estejam protegidas antes do período de maior circulação do vírus. Além disso, evita deslocamentos desnecessários e reforça nossa estratégia de levar os serviços de saúde até onde as pessoas estão”, destacou Matos.
A coordenadora do Centro, Tilda Brasileiro, também enfatizou o compromisso com a prevenção. “A importância dessa imunização é muito grande porque é uma ação voltada para os nossos idosos que frequentam o Zazinha. Trabalhamos, acima de tudo, com prevenção e cuidado. Aqui temos, em média, 180 idosos que participam da ação e recebem a vacina para minimizar os sintomas da gripe e seus impactos”, explicou.
A aposentada Tânia Franco, de 73 anos, frequenta o Zazinha há três anos e fez questão de receber a dose. “A importância de nos vacinar é nos livrar das doenças ou minimizar os sintomas. Nós, da terceira idade, temos mais riscos de complicações quando somos infectados. E o Zazinha realiza essa ação todo ano, da qual eu faço questão de participar”, contou.