A Fundação Hospitalar de Feira de Santana lançou oficialmente o projeto “Cuidar de quem cuida: Saúde em primeiro lugar”, uma iniciativa voltada à promoção da saúde e do bem-estar dos seus colaboradores. A proposta foi discutida na última sexta-feira (11), durante reunião com diretores e profissionais da área da saúde, com o objetivo de traçar estratégias de execução do projeto, que beneficiará cerca de 1.220 trabalhadores das unidades administradas pela autarquia.
A campanha acontecerá entre os dias 10 e 24 de maio, contemplando os servidores do Hospital da Mulher, CMPC, CMDI I e II, Ambulatório de Saúde da Mulher e Casa de Parto Natural.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, o projeto reconhece que os profissionais de saúde, apesar de serem agentes de cuidado, também precisam de atenção à sua própria saúde física e mental.
Entre os principais serviços oferecidos pela campanha estão consultas com psiquiatra, cardiologista, ginecologista e urologista, além de uma série de exames, como preventivo ginecológico, exames laboratoriais de rotina (hemograma completo, glicemia, colesterol, entre outros), além de ultrassonografias pélvica, abdominal, de próstata e de mamas, conforme indicação médica.
Gilberte Lucas ressaltou ainda a criação de uma rede de apoio dentro da própria estrutura da Fundação, que será referência no cuidado com os trabalhadores da saúde.
“Vamos criar um ambiente onde eles se sintam cuidados, valorizados e ouvidos. Isso é essencial para garantir não apenas o bem-estar, mas a continuidade de um serviço público de saúde mais humanizado”, reforçou.
A diretora geral do Complexo Materno-Infantil do HIPS, Karine Ramos, pontuou que um dos principais desafios será conciliar os atendimentos médicos com a rotina hospitalar dos profissionais, sem comprometer os serviços prestados à população.
“Faremos tudo dentro de um planejamento rigoroso, com o apoio e a sensibilização de toda a equipe. Iniciativas como essa reforçam o compromisso com o cuidado e a valorização dos nossos funcionários. Esse é apenas o primeiro passo de muitos. Estamos verdadeiramente comprometidos com a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores”, afirmou.
O projeto "Cuidar de quem cuida" chega como uma ação inovadora e necessária, reconhecendo que o cuidado começa internamente e que o bem-estar dos profissionais reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado à população.