Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que ainda não receberam a vacina contra a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que o imunizante está disponível nas unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF). A vacinação é o único meio de evitar complicações da doença nessa faixa etária.
O alerta é do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, diante da baixa procura. "É uma vacina segura, extremamente eficaz e que pode salvar a vida em casos de complicações por dengue. É importante que as pessoas entendam esse chamado", adverte.
Em Feira de Santana, a meta é vacinar 45 mil pessoas que compõem o grupo prioritário. Contudo, desde que começou a vacinação contra à dengue, em fevereiro do ano passado, 30.707 pessoas receberam a vacina, sendo que desse quantitativo apenas 9.315 tomaram as duas doses.
"É necessário completar o ciclo de duas doses para garantir a proteção contra o Aedes aegypti", explica Rodrigo Matos. A segunda aplicação deve ser feita no intervalo de 90 dias.
ESFORÇO CONCENTRADO
De acordo com o titular da pasta, a Prefeitura de Feira de Santana tem atuando de forma concentrada com ações de mobilização para conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a doença - o imunizante evita em mais de 80% as complicações por dengue.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal Saúde (SMS) tem alertado os pais e responsáveis para levarem as crianças e os adolescentes às unidades de saúde.
"Fizemos dois mutirões, sendo um na sede do município e outro nos oito distritos, para promover a vacinação. Em cada um deles foi registrado um total aproximado de 200 crianças e adolescentes vacinados. Esperávamos mais, gostaríamos de ter vacinado mil pessoas em cada ação dessa", afirma Rodrigo Matos.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade, o cartão SUS e a caderneta de vacinação garantindo o registro correto das doses.