Quinta, 03 de Abril de 2025
21°C 34°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Prefeitura amplia assistência para crianças e adolescentes com espectro autista

Serviços especializados vão fortalecer o cuidado e acolhimento no CER-TEA

Redação
Por: Redação
02/04/2025 às 08h23
Prefeitura amplia assistência para crianças e adolescentes com espectro autista
Foto: Jorge Magalhães

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo [2 de abril], esta quarta-feira, foi comemorado em Feira de Santana com a implantação de serviços de saúde especializados para atender crianças e adolescentes acompanhados pelo CER-TEA (Centro de Referência Municipal para Tratamento do Espectro Autista). 

Os novos serviços foram entregues pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e pela secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio. 

A partir de agora, as 70 crianças e adolescentes, na faixa etária de 3 a 12 anos, assistidos pelo CER-TEA também receberão assistência odontológica, com psiquiatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e enfermeiro. Estes profissionais vão se somar à equipe que já prestava atendimentos em psicomotricidade, psicologia, nutrição, psicopedagogia e serviço social.

“Estamos investindo na saúde e bem-estar das nossas crianças e adolescentes autistas, garantindo que recebam um atendimento integral e de Qqualidade atendendo as suas necessidades. Cada um deles merece o nosso cuidado e atenção”, afirmou o chefe do Executivo Municipal recomendando que esse cuidado seja estendido a entidades e grupos que também já prestam esse serviço no município.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, enfatizou a importância da ampliação da assistência ofertada às crianças e adolescentes com o Espectro Autista, observando que "são pessoas que precisam de um olhar diferenciado".

"O CER-TEA é um exemplo de como a ação pública pode impactar a vida das pessoas. Estamos muito felizes em poder oferecer uma gama tão diversificada de profissionais, que trabalharão juntos para promover a saúde e o desenvolvimento dessas pessoas. Hoje é um dia de conscientização e também de entrega ", disse o titular da pasta.

Para a secretária de Desenvolvimento Social a expectativa é que, com essas novas ações, o CER-TEA se torne um exemplo de referência para outros centros de atendimento especializados. "O Município dá mais um passo importante e fundamental na rede socioassistencial, possibilitando ampliar a assistência a mais crianças", destacou Gerusa Sampaio.

Para matricular a criança no CER-TEA é necessário o encaminhamento do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil), onde receberá o diagnóstico do neurologista; ter entre 3 e 12 anos; ser residente do município; estar inscrito no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro a qual reside para comprovar vulnerabilidade social.

O equipamento municipal está localizado na rua Itacarambi, no bairro Muchila, ao lado do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários